Atualizado às 9h48min de 01/05
Apesar da enchente que atinge Venâncio Aires desde ontem, a aplicação do concurso para cargos na Prefeitura de Venâncio Aires deve ocorrer no sábado, 4, como previsto no edital de abertura.
Segundo explica a secretária de Administração de Venâncio, Mara da Silva, há uma necessidade muito grande do Município de suprir cargos na área da educação, pois estas estão ocupadas, neste momento, por contratos temporários. Além disso, como se trata de um ano eleitoral, a legislação só permite a homologação de contratados até o dia 6 de junho. No cronograma previsto para o certame, a homologação deve ocorrer no dia 3 do mesmo mês.
“Nós não temos margem nenhuma para adiar a prova. Se adiarmos, não podemos chamar este ano e o nosso principal objetivo de realizar este concurso agora é de fazer uma contratação de emergência mesmo”, conta Mara.
Locais de aplicação
A servidora também justifica que as escolas que receberão a prova no próximo sábado são bem centralizadas. Com exceção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer, todos os demais pontos estão longe de locais onde a cheia alcança: Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem (CAJ), Colégio Gaspar e Colégio Oliveira. Além desses, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dois Irmãos receberá os concurseiros que fariam a prova na Escola Odila.
Áreas e salário
O certame é para seleção de profissionais nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e administração, totalizando 20 vagas disponíveis. Os salários oferecidos ficam entre R$ 1,8 mil e R$ 19,7 mil, conforme cargo e qualificação exigida.
Também está previsto para o domingo, 5, a aplicação, em todo o território nacional, do Concurso Público Nacional Unificado. Na região, o certame será realizado em Santa Cruz do Sul.
Vagas na Prefeitura
Agente de combate às endemias, agente escolar, analista ambiental, biólogo, fiscal de trânsito, fiscal do meio ambiente, médico cardiologista, médico comunitário, médico de atenção básica, médico do trabalho, médico ginecologista e obstetra, médico neurologista, médico oftalmologista, médico pediatra, médico traumatologista, monitor de educação básica, oficial administrativo, operário padrão, pedreiro e técnico em enfermagem.