Na manhã do último sábado, 21, cerca de 30 moradores de Linha Travessa protestaram em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade, para cobrar a falta de médicos e a reativação do posto, que está fechado desde o ano passado. A manifestação contou com a presença do secretário municipal de saúde, Tiago Quintana, para debater sobre a situação do posto de saúde da localidade.
Em meio a pedidos e faixas com os dizeres ‘Saúde é vida, queremos uma solução’ e ‘Queremos nosso posto de volta’, Quintana apresentou um projeto para reforma do posto de saúde e informou que, em breve, será disponibilizada uma unidade móvel, no campo do Flor de Maio, para suprir os problemas da comunidade momentaneamente.
“Considero absolutamente legítima a movimentação da comunidade. Nosso foco ao assumir a secretaria sempre foi resolver essa questão para poder reabrir a unidade e voltar a disponibilizar o serviço de saúde de forma estável”, detalha Quintana.
De acordo com o secretário e moradores, o início das rachaduras no prédio datam de 2018 e o local recebeu laudo técnico para ser interditado em março de 2019. Apesar disso, o atendimento no espaço foi paralisado no ano passado, por conta dos riscos. Por um período, houve atendimento no ginásio do Gigante da Travessa.
“Recentemente, contratamos engenheiro e arquiteto para tocar as obras da saúde. No setor público, as coisas não se resolvem de um dia para o outro, as regras são diferentes do setor privado, por isso a comunidade deve sim estar próxima, fiscalizando, cobrando e acompanhando os assuntos”, argumenta o secretário.

Durante a manifestação, foi definido uma comissão e um grupo de comunicação, por meio dos quais os moradores serão informados em tempo real do andamento da licitação e das obras. O edital para licitação da reforma na UBS de Linha Travessa está publicado na página 15. As empresas interessadas vão apresentar as propostas para a obra em 15 de junho, às 9h.
Protesto bem sucedido
A líder comunitária e responsável pela organização da manifestação, Jacira Camargo, comemora os resultados, pois agora tem um projeto concreto em mãos para confirmar que os trabalhos estão sendo feitos. “Estávamos há muito tempo com o posto fechado e apenas com promessas. Mas, agora já estamos com o projeto na mão e, em breve, começará a licitação para construção”, enfatiza.

Ela ficou responsável pela comissão que será organizada para os moradores comunicarem seus pedidos. Jacira também destaca a Unidade móvel que se instalará no campo do Flor de Maio e deve ajudar a população mais necessitada. “Principalmente os idosos que, com o frio, necessitam de remédios, receitas e alguns não têm condições de se deslocar para longe”, frisa.
Jacira agradece ao secretário e a todos que participaram em apoio a reforma do posto da localidade, porém, afirma que caso nada seja feito no prazo prometido, a comunidade irá adiante procurar recursos e, até mesmo, buscar na Câmara de Vereadores por soluções.
Está publicado, também na página 15 desta edição, o aviso de licitação para reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde de Vila Teresinha. As empresas interessadas em realizar a obra vão apresentar as propostas no dia 15 de junho, às 14h.
Os detalhes da reforma do posto de Travessa
– Área reformada: 150 metros quadrados
– Área que será demolida: 42,1 metros quadrados
– Área ampliada: 26,69 metros quadrados
– Área total: 179,69 metros quadrados
