As estratégias e os assuntos levantados pelos candidatos à Prefeitura de Venâncio no primeiro debate do projeto ‘Seu voto, sua voz’

-

Folha do Mate e Terra FM realizaram, na noite de quinta-feira, 22, o primeiro debate do projeto ‘Seu Voto, Sua Voz’ de 2024. Durante quase cinco horas – considerando as entrevistas com os candidatos a prefeito de Venâncio Aires antes e depois do enfrentamento oficial -, o grupo de comunicação oportunizou aos eleitores da Capital do Chimarrão maior conhecimento acerca do que pensam e o que pretendem fazer, caso sejam eleitos, Cândido Faleiro Neto (PT), Giovane Wickert (PSB), Jarbas da Rosa (PDT) e Maciel Marasca (PP).

Os postulantes ao Executivo falaram sobre os mais diversos temas, com destaque especial para as estradas do interior, turismo e enchentes. O debate não teve registro de intercorrências e, com exceção de alguns momentos mais tensos em frente às câmeras – o que é normal em atividades como esta -, nos bastidores os candidatos interagiram com cordialidade e até trocas de sorrisos e gentilezas.

Mediado pelos jornalistas Daniel Heck e Letícia Wacholz – diretor da Rádio Terra FM e editora da Folha do Mate, respectivamente -, o debate teve formato inovador, com sete blocos e possibilidade de participação da comunidade. Além de dois blocos de ‘pinga-fogo’, quando os candidatos articulam perguntas sobre temas pré-estabelecidos e também temáticas de livre escolha, bem como definem quem deve respondê-las, houve espaço para apresentação, questionamentos de cidadãos e representantes de entidades, perguntas da redação integrada e considerações finais.

No fim da atividade, Cândido, Giovane, Jarbas e Maciel fizeram avaliações semelhantes: todos entenderam que a iniciativa da Folha e Terra oportuniza a democracia na prática, com espaços iguais e equilíbrio entre os grupos políticos que pretendem administrar o Município entre 2025 e 2028.

Clube de Leituras

Com o sucesso do primeiro debate – isso dito por participantes, coordenadores de campanha, assessores e comunidade -, fica a expectativa para o próximo encontro, que reserva ainda mais novidades. No dia 3 de outubro, o salão principal do Clube de Leituras será o palco de uma nova etapa da campanha eleitoral, e o mais interessante: com presença de público.

Como foi a atuação dos candidatos no primeiro debate do projeto ‘Seu voto, sua voz’

Cândido Faleiro Neto (PT): Manteve o discurso que vem desde o período da pré-campanha, com destaque para a intenção de “alinhamento das estrelas”, já que acredita na sua vitória e na eleição de um governador do Partido dos Trabalhadores em 2026. Assim, como Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na presidência da República, de acordo com o candidato a articulação política seria facilitada para a destinação de recursos. Destacou ainda a designação de Paulo Pimenta (PT) para a Secretaria Extraordinária de Reconstrução do Rio Grande do Sul e ações do Governo Federal no período pós-enchente. Disse que pretende desenvolver, em Venâncio Aires, projetos dos governos petistas que foram descontinuados, como o Luz Para Todos, além de manter o Mais Médicos, por exemplo, e lançar o PAC do Interior, para garantir suporte aos produtores rurais. Buscou mais enfrentamento com o candidato Maciel Marasca (PP), especialmente questionando a defesa que o progressista faz do “Estado menor”. Afirmou que pretende implementar um Pronto Atendimento no posto de saúde do bairro Gressler (uma espécie de UPA em menores proporções) e construir uma unidade básica de saúde (UBS) no bairro Aviação. Não protagonizou momentos de embates mais acalorado, contudo não deixou de fazer perguntas mais ásperas aos adversários, quando foi colocado em condição de pressão, se saiu bem.

Giovane Wickert (PSB): O socialista já vinha adotando uma postura de tranquilidade no período de pré-campanha e isso se notou mais uma vez no debate de quinta-feira, 22. Em alguns momentos, houve quem brincou que Wickert estava muito “paz e amor”, pois embora não tenha deixado de tratar de temas sensíveis, o fez sem um semblante de rigidez ou voz acima do tom. Notadamente, seu alvo foi o candidato à reeleição, Jarbas da Rosa (PDT), com críticas frequentes à Administração pedetista. No entanto, em apenas uma oportunidade os dois interagiram de forma direta, justamente no momento mais ‘quente’ do debate, quando Jarbas chamou Wickert de “mentiroso” e, a seguir, teve que ouvir que tivera um “chilique”. O candidato do PSB voltou a destacar que, em 2017, ano em que assumiu a Prefeitura, teve que pagar contas deixadas pelo ex-prefeito Airton Artus (PDT), que é do mesmo partido de Jarbas. Combustíveis, Unimed e indenizações de cargos em comissão (CCs) foram citados por Wickert, que ainda enalteceu o fato de ter pago as dívidas deixadas pelo antecessor e entregue o Executivo ao próprio Jarbas, em 2021, “com dinheiro em caixa, mesmo tendo enfrentado seca, enchente e pandemia”. Caso tenha a oportunidade do segundo mandato, ele pretende retomar projetos como o Portas Abertas, para receber a comunidade em geral, empresários e servidores no gabinete.

Jarbas da Rosa (PDT): O seu trunfo, sem dúvida, são os serviços prestados nos últimos quatro anos. Na noite de quinta-feira, 22, parecia à vontade para discutir sobre os mais variados temas, embora tenha tido melhor desempenho quando o assunto foi saúde e enchentes. Nos bastidores, sorriu o tempo todo, mas quando estava em frente às câmeras, adotou um semblante mais sisudo, com a expectativa de transmitir seriedade ao tratar das pautas propostas. As pavimentações foram destacadas várias vezes, em especial a avenida Ruperti Filho e a rua Emílio Selbach, que já foram entregues à comunidade, e outras frentes de trabalho como a Estrada Velha, Linha Sapé e a Sete de Setembro, que estão prestes a ser concluídas ou foram iniciadas. Também enfatizou a sua atuação e dos servidores públicos na linha de frente das cheias do rio Taquari e do arroio Castelhano, bem como reforçou o fato de que um plano hidrológico já foi contratado e deve servir como norteador das ações para minimizar os impactos de novas enchentes em Venâncio Aires. Quando pressionado em relação às condições das estradas do interior, afirmou que o Município faz o trabalho de manutenção e criticou os adversários por tentarem levar o foco para o assunto logo após a ocorrência de “mais de mil milímetros de chuva” em muito pouco tempo. Garantiu que dará sequência à municipalização da VRS-816.

Maciel Marasca (PP): Sua estratégia está muito bem definida. Defende os ideais de direita, sem ser radical – postura que incomoda até mesmo quem simpatiza com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) -, e entende que uma gestão administrativa mais técnica e profissional é o caminho para que a Capital do Chimarrão perceba um novo momento de desenvolvimento. Se posicionou favorável às escolas cívico-militares, afirmou que PP e PL não têm outros integrantes da coligação porque “não negociamos cargos na Prefeitura” e assegurou que, embora seja sua primeira experiência na política, acredita ter condições de gerir o Município, pois é vice-presidente de uma grande empresa e sabe “fazer previsão de riscos”. Marasca bateu muito na questão do embelezamento da cidade, que na sua opinião “está suja” e, dessa forma, acaba não atraindo visitantes ou investimentos. Declarou que pretende dar atenção especial às agroindústrias, utilizando, inclusive, o termo “burrocracia” quando se referiu às exigências impostas pela Vigilância Sanitária a estes empreendimentos. O progressista insistiu bastante no tema do turismo rural e religioso, área que, de acordo com ele, pode divulgar Venâncio Aires com mais força além das suas fronteiras e fortalecer a rede hoteleira local. Ainda defendeu a necessidade de corte de cargos em comissão (CCs) para reduzir o custo da folha de pagamento da Prefeitura.

Assista aqui ao debate:

As equipes

  • Cândido Faleiro (PT): Sérgio Rosa (candidato a vice-prefeito), Eveline Willms (advogada), Celson Ferreira (coordenador de campanha) e Emerson Machado (assessor de comunicação).
  • Giovane Wickert (PSB): Élida Klamt (candidata a vice-prefeita), André Kaufmann (coordenador de campanha), Vanessa Behling (assessora) e Eligio Weschenfelder, o Muchila (vereador).
  • Jarbas da Rosa (PDT): Izaura Landim (candidata a vice-prefeita), Daiana Nervo (assessora), Tiago Quintana (vereador) e Sid Ferreira (vereador).
  • Maciel Marasca (PP): Alexandre Wickert (candidato a vice-prefeito), Jeferson Schultz (assessor), Luiz Henrique Gerlach, o Pita (assessor) e Altair Wachholz (assessor).

Fique por dentro

Temas mais abordados

  • Estradas do interior
  • Atração de empresas e áreas industriais
  • Enchentes do rio Taquari e do arroio Castelhano
  • Saúde e Hospital São Sebastião Mártir (HSSM)
  • Turismo
  • Pavimentação e infraestrutura viária
  • Destinação de resíduos sólidos

Temas menos abordados

  • LED e iluminação pública
  • Abastecimento e falta de água
  • Agricultura e acessos a propriedades
  • Cultura e esportes
  • 7,2 mil era o número de visualizações – até a noite desta sexta-feira, dia 23 de agosto -, no canal Terra Play no YouTube, do vídeo do primeiro debate do projeto ‘Seu Voto, Sua Voz’, realizado em parceria entre a Folha do Mate e a Rádio Terra FM. Considerando as entrevistas pré e pós-debate, foram cinco horas de transmissão.

Central do Eleitor e advogado

Ricardo Hermany foi o assessor jurídico do debate (Foto: Alvaro Pegoraro)

O primeiro debate de 2024 do projeto ‘Seu Voto, Sua Voz’, realizado na noite de quinta-feira, 22, no auditório da Folha do Mate e Terra FM, teve muitas novidades. Entre elas, a Central do Eleitor, que foi comandada pela jornalista Juliana Bencke, editora de cadernos da Folha, e a participação do advogado e coordenador do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Ricardo Hermany, que acompanhou as manifestações dos candidatos a prefeito para avaliar eventuais pedidos de resposta.

Hermany foi pouco demandado. Em uma única oportunidade, precisou atuar, quando o candidato Maciel Marasca (PP) requereu o direito de responder comentário de Cândido Faleiro Neto (PT). “Não foi citado diretamente, nem houve ofensa”, analisou o especialista, ao explicar os motivos da negativa.

Juliana Bencke ficou responsável pela leitura dos comentários (Foto: Alvaro Pegoraro)

Juliana, por outro lado, teve participação intensa, em virtude do elevado número de interações. Pedidos de implementação de pontes secas na RSC-287; queixas em relação à demora do Governo Federal para pagamento do Auxílio Reconstrução; solicitações de projetos que contemplem as crianças em situação de vulnerabilidade; e necessidade de recuperação de estradas do interior e ruas urbanas foram alguns dos destaques, além, é claro, da participação dos simpatizantes dos candidatos e, também, de muitos postulantes à Câmara de Vereadores.

Frases destaques

“Nós temos política para a mulher, para o negro, para o jovem e para os agricultores. Todos estes projetos são possíveis e tem fundamento. Analisem muito bem as candidaturas, aquele que fica em cima do muro, aquele que não tem pulso e aquele que defende apenas alguns grupos, como a burguesia e os empresários, e as pessoas de verdade ficam de fora. Queremos dar oportunidade aos excluídos, àquelas pessoas que não tiveram vez e voz. Para estas pessoas que queremos governar.”

CÂNDIDO FALEIRO NETO
Candidato do PT à Prefeitura

“Quero falar pra você, que ainda aguarda na fila por uma consulta, um exame ou uma cirurgia. Quero falar pra você, pai e mãe, que ainda aguarda por uma vaga em uma creche para o seu filho. Quero falar pra vocês, produtores rurais e produtores do tabaco. E também para quem espera por estradas melhores. Quero falar com o contribuinte que paga o IPTU e não tem uma cidade de acordo, limpa, florida e arborizada. A mudança acontece a partir da ação coletiva. Pra fazer melhor, temos que nos unir.”

GIOVANE WICKERT
Candidato do PSB à Prefeitura

“Quem ainda tem dúvida de qual é o melhor plano de governo, acesse o nosso e compare com os demais. Nós fizemos muito, trabalhamos dia e noite, pensando nas pessoas. Queremos continuar a mudança que nós propusemos lá em 2020: apagar o tempo do apagão, quando não tínhamos loteamentos populares, nem reformas em escolas e postos de saúde. Nós estamos transformando Venâncio Aires, sem mentiras, com verdades e, principalmente, com muita empatia e amor.”

JARBAS DA ROSA
Candidato do PDT à Prefeitura

“Agradeço por estar trazendo uma nova alternativa para Venâncio Aires. Falo para o agricultor, funcionário público, trabalhador, empresário e comerciante, pois estamos em um momento muito importante, pois vamos decidir quem vai administrar nos próximos quatro anos a Prefeitura, que conta com um orçamento de R$ 380 milhões. É você que vai escolher quem vai cuidar dele e investir em melhorias. Temos uma proposta totalmente diferente do que foi apresentado até hoje.”

MACIEL MARASCA
Candidato do PP à Prefeitura



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido