Na sessão da segunda-feira, 17, o presidente da Associação de Vôlei Venâncio (AVV), Tiago Wagner, fez uso da tribuna livre para apresentar a entidade e os projetos programados para o ano de 2023 em Venâncio Aires.
A Associação Vôlei Venâncio foi criada em 2020 e trata-se de uma associação que dá oportunidade para crianças e jovens, de qualquer gênero, a desenvolver o voleibol como prática esportiva, a partir da oferta de treinamentos gratuitos.
Além da prática esportiva, se trabalham aspectos físicos, psicológicos, sociais, desenvolvendo habilidades individuais e coletivas e também trabalhando a responsabilidade, fatores que contribuem para a formação integral dos alunos. “Os nossos projetos impactam positivamente no desenvolvimento e formação da nossa sociedade, contribuindo também para diminuição da evasão escolar e o interesse pelo estudar, tendo em vista que para participar dos nossos projetos é necessário a matrícula em uma instituição de ensino e indicadores de conduta respeitosa e desempenho satisfatório nas escolas”, explicou Wagner.
As atividades acontecem no ginásio da Escola Odila Rosa Scherer, no ginásio do bairro Brígida, na quadra de areia e no Centro de Exposições do Parque do Chimarrão, para o qual estão tentando melhorias estruturais, pois pretendem concentrar o projeto todo neste último local, ampliando a frequência de treinos para duas ou três vezes semanais, em cada categoria.
Atualmente são atendidas cerca de 300 crianças e jovens, com idades de 8 a 17 anos. Os alunos são atendidos em três projetos: o mini vôlei, que tem foco no processo de iniciação esportiva; o vôlei de quadra, com objetivo de desenvolver e aperfeiçoar os alunos para participação em competições de vôlei; e o vôlei de areia, que é jogado em duplas e na areia.
Wagner explicou que a associação tem gastos com materiais, fardamentos, transporte, pagamento de professores e despesas em geral. “Sempre captamos recursos financeiros de projetos de incentivo do Governo Municipal e Estadual, os quais através de planejamentos anuais, estão sendo insuficientes para atender todas as nossas demandas, visto a crescente procura e interesse das famílias por nossas atividades”, lamentou.
No ano passado, a entidade recebeu valor de emenda impositiva da Câmara de Vereadores. “Somos muito gratos e fomos muito transparentes mostrando sempre o nosso trabalho por meio de mídias como rádio, jornal e pelas redes sociais, através de nosso Facebook e Instagram @associaçãovoleivenancio”, finalizou convidando os vereadores a conhecerem o projeto e solicitando apoio para dar continuidade e poder expandir.
Fonte: AI Câmara de Vereadores