Na tarde desta sexta-feira, 6, ocorreu em Venâncio Aires mais uma atividade que integra a programação do Setembro Amarelo, campanha voltada à prevenção dos suicídios e promoção da vida. Profissionais, integrantes do Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a comunidade participaram da Caminhada Ressignificando a Vida.
Com cartazes, faixas e balões amarelos, o grupo se concentrou em frente à Igreja Matriz São Sebastião Mártir e depois percorreu trechos das ruas Tiradentes e Osvaldo Aranha. No fim, voltaram a se reunir na Travessa São Sebastião Mártir onde soltaram os balões, para marcar o encerramento da atividade.
O grupo também realizou um pit-stop, no semáforo localizado nas esquinas das ruas Jacob Becker e Tiradentes, para distribuir materiais informativos e sementes de girassol. Em entrevista à Rádio Terra FM 105.1, a vice-coordenadora do Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios, Zamara Silveira, destacou que o trabalho voltado à prevenção do suicídio e à promoção da vida é realizado durante o ano todo, mas intensificado em setembro.
“É para reforçarmos para a população que o cuidado com a saúde mental é importante e que as pessoas devem procurar ajuda diante de algum sofrimento e tornar esse assunto cada vez menos tabu”, ressaltou. A programação do Setembro Amarelo segue na próxima semana com o Grupo de Apoio a Sobreviventes Enlutados por Suicídio, na quarta-feira, 11, e o seminário ‘Ressignificando a vida em meio à crise’, na sexta-feira, 13.