Esta quarta-feira, 31, está sendo destinada à promoção da saúde e bem-estar com a realização do Dia do Desafio (DDD) 2023. Com programação na Travessa São Sebastião Mártir, o Sesc oferece diversas atividades para que as pessoas fizessem, pelo menos, 15 minutos de atividades neste dia. O objetivo, como tem a competição contra outra cidade, é de superar os números de 2022, quando na abrangência do Sesc, 23.197 pessoas participaram e em Venâncio foram 14.999. Os números finais do DDD de 2023 serão divulgados pelo Sesc no fim do dia.
A diretora do Sesc de Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo, afirma que o Dia do Desafio acontece há muitos anos em todo o mundo e em 2023 foi a 29ª edição. “Assim como temos os meses coloridos em alusão a alguma campanha de saúde, o Dia do Desafio vem para trazer esse incentivo de ter o hábito de praticar atividades físicas, que fazem tão bem à nossa saúde”, afirma.
A programação encerra nesta quarta com o Pedal Solidário, com o Grupo Pedal Trilheiro. A saída será às 18h30min em frente à unidade do Sesc de Venâncio. Para participar, é preciso doar um litro de leite.
Movimentar o corpo
No início da manhã, Leni Weyh Becker, 57 anos, foi uma das que participou das atividades iniciais de alongamento e caminhada orientadas pela agente de cultura e lazer do Sesc, Paolla Aribel Back da Silva. A aposentada conta que veio do interior, de Linha Olavo Bilac, para compromissos no Centro do município, mas percebeu a movimentação e antes de tudo, resolveu participar.

A Escola Estadual de Ensino Médio Crescer marcou presença no DDD, com as turmas do 6º ano I e 9º ano I. A professora de História, Geografia, Projeto de Vida e Mundo do Trabalho, Geovana Andréia Ferreira Rusch, afirma que os alunos decidiram caminhar até o Centro e participar das atividades. Ao todo 36 alunos foram acompanhados por ela e pela professora de Educação Física Viviane Lehmen. “Todo ano a escola participa do Dia do Desafio com alguma atividade e acho importante essa integração entre professor e estudantes, reforça a união”, comenta Geovana.

Uma das estudantes da turma de 6º ano I é a Dafny Cristina Rodrigues Borges, 11 anos. A jovem comenta que participou de atividades como o touro mecânico, cama elástica, high jump, praticou na Air Bike e jogou futebol. “Gosto bastante das aulas de Educação Física e sei que essas atividades fazem bem para minha saúde, sempre participo e toda terça tenho treino de futebol.” Outro educandário que participou em grande número foi a Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem (CAJ). As turmas da manhã, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, se reuniram para uma caminhada pelas ruas centrais. Ao todo foram cerca de 350 alunos participantes do CAJ.


Desafios
- Além do desafio principal de atrai pessoas para fazer atividades físicas, mais três desafios movimentam Venâncio Aires. No desafio estadual o objetivo é de fazer a revitalização de um espaço público e o local escolhido foi a praça da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante, que contou com a parceria da Prefeitura nesta atividade.
- Durante todo o dia é feita a arrecadação de litros de leite para serem doados às instituições de Venâncio que fazem parte do programa Mesa Brasil, do Sesc.
- E nesta quarta também é feito o desafio entre as academias do Sesc, quando será contabilizada a distância percorrida em esteiras e bicicletas ergométricas.