Uma audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, na noite desta quarta-feira, 24, debateu a possibilidade de implementação da Guarda Municipal. Durante mais de duas horas de discussões, ficou evidente a divergência dos participantes em relação ao assunto.
Proponentes do encontros, os vereadores Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), e Ezequiel Stahl (PTB), manifestaram contrariedade e dúvida acerca do assunto, respectivamente. Eles se preocupam, principalmente, com a questão orçamentária para custeio de estrutura para a Guarda.
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, participou da primeira hora do encontro – tinha outra agenda e precisou se retirar – e disse que a Capital Nacional do Chimarrão tem outras prioridades no momento, tese que foi sustentada também pela secretária da Fazenda, Fabiana Keller.
O presidente da Câmara, Benildo Soares (Republicanos); os secretários de Segurança Pública de Venâncio Aires e de Santa Cruz do Sul, Jair Garcia e Valmir José dos Reis, respectivamente; e o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Rio Grande do Sul, Robson Camargo Lima e Silva, destacaram os benefícios que uma cidade como Venâncio Aires pode ter a partir da implementação da Guarda Municipal.