Aulas seguem suspensas no Estado por prazo indeterminado

-

O governador Eduardo Leite anunciou na tarde desta terça-feira, 28, durante live realizada pelas redes sociais, que as aulas em escolas da rede estadual, em universidades e em instituições de ensino públicas e privadas não retornarão na próxima segunda-feira, dia 4. A interrupção gradual das atividades de ensino começou em 19 de março. No final daquele mês, a suspensão foi prorrogada até 30 de abril.

Leite destacou durante o pronunciamento que o Governo do Estado ainda não definiu a nova data de retorno dos estudantes. “Ainda estamos definindo se o retorno das aulas se dará ao longo do mês de maio ou a partir de junho. Estamos observando protocolos que deverão ser atendidos para que os alunos possam retornar às aulas em segurança. Isso pode exigir a compra de materiais ou equipamentos de proteção, cujos processos de aquisição podem demorar”, explicou o governador.

ESCOLAS ESTADUAIS 

Para evitar que os alunos da rede estadual sejam prejudicados, foi implementada a metodologia das aulas programadas, envolvendo diversos recursos pedagógicos e tecnológicos os quais as escolas dispõem, incluindo plataformas digitais e aplicativos variados.

O planejamento dos conteúdos e a preparação das dinâmicas pedagógicas, conforme orientação da Secretaria da Educação, são realizados pelos educadores a partir das possibilidades de cada comunidade escolar.

Para manter a carga horária anual dos estudantes, os professores estão utilizando diversos recursos, desde a distribuição presencial de tarefas e materiais didáticos aos pais ou responsáveis pelos estudantes que não têm acesso à internet até a utilização de plataformas digitais e rede sociais, como Facebook e WhatsApp, aplicativos, blogs, jogos interativos e atividades planejadas.

As aulas programadas são atividades escolares, presenciais ou não, previamente elaboradas com base em objetos de conhecimentos já abordados em sala, compreendendo um conjunto de aulas a serem cumpridas pelos estudantes e seus respectivos professores. A entrega das atividades dos alunos será realizada após o retorno das aulas presenciais na rede estadual.

*Texto atualizado às 16h56min. 

LEIA MAIS: 

Secretaria de Educação adota aulas programadas a partir de 4 de maio

IFSul Venâncio Aires prorroga suspensão das aulas até 30 de maio

VEJA O PRONUNCIAMENTO NA ÍNTEGRA: 

Governador Eduardo Leite atualiza informações sobre o enfrentamento ao coronavírus no RS.

Publicado por Governo do Rio Grande do Sul em Terça-feira, 28 de abril de 2020

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido