Aviões da FAB que cruzam o céu de Venâncio Aires fazem exercício operacional

-

Desde a noite da segunda-feira, 7, os movimentos aéreos estão intensos sobre o céu de Venâncio Aires. A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, até o dia 25 de novembro, o Exercício Conjunto (Excon) Escudo-Tínia 2022, uma atividade operacional concebida pelos Comando de Preparo (Comprep) e Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), que é conduzida pela Base Aérea de Canoas (Baco).

De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, a finalidade deste exercício é a consolidação doutrinária de missões aéreas compostas, o treinamento e capacitação dos participantes no enfrentamento dos desafios provenientes do emprego do poder militar e operações militares complexas. O Excon também visa balizar a concepção do cenário e, por isso, serão realizados adestramento técnico de Unidades de Defesa Antiaérea da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da própria Força Aérea.

Participam da operação esquadrões aéreos sediados em todas as regiões do Brasil e mais de 50 aeronaves das aviações de caça, reconhecimento, asas rotativas e transporte. Também estarão envolvidas as seguinets unidades: Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC); os Grupos de Defesa Antiaérea (1º, 2º e 3º GDAAE); a Bateria de Artilharia Antiaérea (BiaArtAAe) do Batalhão de Combate Aéreo (BtlCmbAe) da Marinha do Brasil e Baterias de Artilharia Antiaérea (BiaAAAe) dos Grupos de Artilharia Antiaérea (GAAAe) do Exército Brasileiro.

Entre as aeronaves empregadas estão os caças F-5M, A-1M e A-29, a aeronave de controle aéreo avançado E-99, as aeronaves de reconhecimento remotamente pilotadas
RQ-450 e RQ-900, além das aeronaves de apoio e transporte logístico C-95M Bandeirante, C-99, C-105 Amazonas, KC-130 Hércules, KC-390 e o helicóptero H-60L Black Hawk.

As atividades aéreas e terrestres ocorrerão nas Bases Aéreas de Canoas (Baco), Santa Maria (BASM) e na cidade de Santana da Boa Vista (RS) e receberão mais de 800 militares do efetivo de unidades distribuídas por todo o País. Ao longo do exercício serão praticadas ações como escolta, reconhecimento aéreo, controle e alarme em voo, ataque, varredura, reabastecimento em voo, posto de comunicação no ar, defesa aérea, defesa antiaérea e transporte aéreo logístico.

Fonte: FAB



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido