A partir desta semana, quem for visitar a Biblioteca Pública Municipal Caá Yari, vai encontrar uma nova bibliotecária. O local estava sem a profissional depois da saída de Rosaria Costa, que ocorreu em abril deste ano. Assumiu o cargo a bibliotecária Andressa Tornquist, 43, natural de Santa Cruz do Sul, onde reside.
O primeiro dia de trabalho de Andressa foi na segunda-feira, 7. Formada como bibliotecária desde março de 2020, pela Universidade Salgado de Oliveira, do Rio de Janeiro, tem especializações nas áreas de educação e educação à distância. Além desta formação, a primeira foi em Licenciatura em Biologia, e é mestre em Educação também. Andressa é solteira, tem uma filha de 16 anos, a Luiza Tornquist Sanches, e mora com os pais na cidade vizinha.
Na sua trajetória profissional, esteve 12 anos na biblioteca da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), trabalhando mais diretamente dentro da biblioteca escolar. Em outubro de 2020 também começou a trabalhar na biblioteca do Colégio Gaspar Silveira Martins, onde ainda segue, já que tem uma carga horária pequena e consegue conciliar. “Já sou familiarizada com o município. A mudança mais brusca é sair da iniciativa privada e ir para a pública, de uma escola universitária para uma biblioteca pública”, afirma ela, que está conhecendo os sistemas de gestão e organização e os públicos da biblioteca da Capital do Chimarrão. Nos próximos dias, deve ter contato com o secretário de Cultura e Esportes, Sandro Kroth, e com o prefeito Jarbas da Rosa.
Ela foi chamada para a vaga por ter feito o último concurso público para o cargo, em 2021, e ficou em terceiro lugar. “Estava acompanhando os chamamentos e, como os dois primeiros colocados não vieram, fui a próxima”, comenta. A expectativa de Andressa é de permanecer no cargo até se aposentar. “O concurso traz esta estabilidade e tranquilidade.”

Retomada de eventos
Entre os objetivos da nova bibliotecária estão retomar os eventos de contação de histórias e sarais que eram organizados por Rosaria no local. Ela acredita que, para este ano, já não será mais possível, mas a organização será feita para que sejam retomados no próximo ano. “Já vi que a equipe é bem legal e parceira”, reforça. Ela também pretende fazer novas parcerias e está aberta para contatos para atividades e sugestões. Com o tempo, Andressa almeja ser a pessoa de referência e confiança quando o assunto é a biblioteca pública de Venâncio Aires, assim como foi Rosaria.
Mesmo com poucos dias de trabalho no novo emprego, Andressa ressalta que já percebe que o público local tem um carinho especial pela biblioteca e pela leitura. “O fluxo é bom, sempre tem algum movimento, as crianças das escolas vêm retirar livros, e o acervo é bem atual e completo. Bem bacana”, diz. Ela também já teve a experiência de estagiar na biblioteca pública de Santa Cruz do Sul. Andressa deixa o convite para todos conhecerem a biblioteca e também ela, como nova bibliotecária em Venâncio Aires.
Saiba mais
- O horário de atendimento na biblioteca é de segunda a sexta, das 9h às 18h.
- Novos associados podem se cadastrar levando um documento e comprovante de residência. A taxa é de R$ 5. Para renovação a taxa é de R$ 2.
- Andressa ressalta que o processo é rápido e que não tem idade mínima. Crianças também podem se associar acompanhadas dos pais.
- Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone/WhatsApp (51) 2183-0262.