Buraco e condições de rua em Santa Mônica, interior de Venâncio, são alvos de queixas

-

Há cerca de dois meses, moradores de Linha Santa Mônica, em Vila Mariante, interior de Venâncio Aires, sofrem com o bloqueio temporário da principal estrada da localidade que, após a enchente e as chuvas, limita o trafego de veículos e pessoas pelo acúmulo de água. Além disso, a moradora Natália Karine dos Santos, 27 anos, também cobra o conserto de um buraco em sua propriedade, ocasionado pela cheia do rio Taquari.

Segundo ela, a valeta foi aberta ao lado de sua casa e acumula água em dias de chuva. O principal temor é a água parada, com lixo e com a possibilidade da procriação de insetos, principalmente o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. “Não conseguimos fechar nosso pátio desde a enchente. Já vieram aqui [equipes da Prefeitura] e colocaram pedras no buraco, mas não fecharam a valeta, então não mudou nada, a água fica ali criando mosquitos”, explica a profissional do setor calçadista.

(Foto: Leonardo Pereira)

Natália ainda diz que, quando chove, a água acumula também na estrada e que uma nova enchente pode comprometer a estrutura da casa. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sid Ferreira, o buraco recebeu uma intervenção nos últimos dias, o que solucionou, em parte, o problema. Por outro lado, com relação à inundação na rua, ele explica que existia uma canalização antiga no local e um dos moradores solicitou, por meio de ordem judicial contra a Prefeitura e demais moradores, o bloqueio desse cano, pois despejava esgoto na propriedade. “Por isso a água fica localizada na rua”, diz.

Solução

Contudo, Ferreira enfatiza que, nos próximos dias, equipes iniciarão um projeto de drenagem do local. Em conjunto com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), será feita a instalação de 140 metros de canos para a captação e drenagem da água em direção ao rio Taquari. “Vamos colocar caixas em forma de sifão até chegar no rio, para escoar essa água e não acumular em todas as chuvas”, completa.

De acordo com o secretário, os canos foram depositados no local na terça-feira, 14, e as obras devem começar ainda esta semana. A reportagem da Folha do Mate esteve no local na tarde de terça-feira e confirmou que o material já está na estrada, mas que ainda não foi iniciada a canalização. Nesse dia, ainda havia água na estrada, que dificultava a passagem de veículos e pessoas.

Canalização até o rio Taquari é o projeto da Prefeitura em conjunto com o Daer (Foto: Leonardo Pereira)


Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido