Pelo quarto ano consecutivo, Folha do Mate e Terra FM realizam o projeto ‘Nascentes: nossa água, nosso futuro’. Desde 2020, os veículos de comunicação têm voltado à atenção, de forma especial, a questões ligadas à preservação e o abastecimento de água em Venâncio Aires, dada a importância do assunto para o presente e o futuro do município.
Como garantir água de qualidade para os venâncio-airenses? O que precisamos fazer para proteger o arroio Castelhano, principal manancial da Capital do Chimarrão? Qual a melhor alternativa para o abastecimento de água nos próximos anos, acompanhando o crescimento populacional? Essas perguntas têm norteado o projeto editorial Nascentes.
Por meio de entrevistas na rádio, matérias frequentes no jornal, cadernos especiais que circulam mensalmente e ações nas escolas, Folha do Mate e Terra FM dão a sua contribuição para manter o tema em evidência, promover o debate e a busca por soluções.
Muitos avanços foram registrados ao longo dos últimos anos, a exemplo do trabalho do Comitê das Nascentes de Venâncio Aires. Por meio da recuperação das fontes, o acesso à água de qualidade tem se tornado realidade para famílias do interior do município. A parceria com a empresa CTA Continental, que passou a apoiar as obras de revitalização das nascentes, é outro aspecto que merece destaque. O primeiro caderno especial Nascentes de 2024, em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado amanhã, é um convite à reflexão e à ação.