No mês em que se celebra o dia da bebida símbolo dos gaúchos, a Escola do Chimarrão lança a campanha Ninguém Sem Chimarrão. A iniciativa, que tem apoio do Lions Clube Melvin Jones, será apresentada nesta quinta-feira, 4, às 9h, na sede da escola, em Linha Travessa, no interior de Venâncio Aires.
O objetivo da campanha é arrecadar ao longo do ano cuias, térmicas e bombas de chimarrão, novas e usadas (em bom estado de uso), que serão doadas, posteriormente, para famílias carentes da Capital do Chimarrão.
O projeto segue uma proposta idealizada por Rejane Rüdiger Pastore, secretária-executiva do Instituto Escola do Chimarrão e patrona dos Festejos Farroupilhas de Venâncio Aires, no ano passado, após a enchente do Rio Taquari atingir Vila Mariante e comunidades vizinhas. Na ocasião, muitas famílias perderam seus pertences, o que inclui os apetrechos do bom e velho chimarrão de todos os dias. Na época, com doações da comunidade, das Ervateiras Madrugada e Elacy, e parceria do Gabinete da Primeira-Dama, foram entregues 104 kits de chimarrão.
Quem quiser participar do evento de lançamento, o ingresso é justamente a doação de cuias, bombas e/ou térmicas. Os pontos de coleta da campanha serão Super Lenz, Buenas Mate e Fafuxa Personalizados e Chimarrão.
“Queremos materializar Venâncio Aires como Capital Nacional do Chimarrão, municiando toda a população com os apetrechos necessários para poder cultuar o maior símbolo dos gaúchos e de Venâncio, o chimarrão.”
REJANE RüDIGER PASTORE – Secretária-executiva do Instituto Escola do Chimarrão sobre o projeto Ninguém Sem Chimarrão