Carlo Acutis: o primeiro santo millenial que tem espaço dedicado na Igreja Matriz de Venâncio Aires

-

O beato Carlo Acutis foi canonizado na semana passada com o reconhecimento do papa Francisco. Portanto, agora o chamado ‘padroeiro da internet’ será considerado um santo. Aliás, recebe o título de primeiro santo millenial, que é como são chamadas as pessoas nascidas entre o início da década de 1980 até, aproximadamente, a primeira metade da década de 1990. O jovem Acutis se tornou conhecido por documentar milagres eucarísticos e divulgá-los em um site que ele mesmo criou.

Segundo o Vatican News, Acutis será oficializado como santo no Jubileu de 2025. O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica celebrada em Ano Santo a cada 25 anos. O beato morreu em 2006 de leucemia, aos 15 anos, e teve dois milagres reconhecidos pelo Papa. O adolescente católico fazia a evangelização pela internet.

Acutis foi beatificado em 2020 pelo Vaticano após seu primeiro milagre ter sido reconhecido pela Igreja. Na ocasião, ele curou uma criança brasileira que tocou em uma relíquia sua em 12 de outubro de 2010 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O segundo milagre atribuído a ele foi reconhecido em maio, quando ele curou uma jovem da Costa Rica após um acidente de bicicleta em 2022. Segundo o Vatican News, a costarriquenha Valeria estava internada com poucas chances de sobrevivência e foi curada dias após sua mãe rezar em sua tomba em Assis, na Itália.

Espaço dedicado a Carlo Acutis

Em junho de 2021, a Paróquia Católica São Sebastião Mártir inaugurou um espaço dedicado especialmente para Carlo Acutis na Igreja Matriz. O espaço físico foi pensado para fazer orações pelo beato. A localização fica à direita de quem entra pela igreja, entre o cantinho da sagrada família e a imagem do menino Jesus de Praga. Todas as pessoas interessadas podem realizar preces e orações no espaço dedicado ao beato, que já foi inclusive tema de matéria no site Vatican News.

Conforme o padre Rodrigo Hillesheim, que na época de instalação do espaço era o pároco da paróquia católica de Venâncio Aires, o local é uma espécie de vão com quadro especial e iluminação para realizar preces e pedidos ao beato. A paróquia também chegou a ter um apostolado de Carlo Acutis, criado em 2021, mas que hoje não está mais em atividade.

Hillesheim explica que o quadro de Acutis foi colocado na Igreja Matriz uma vez que o local já tem a imagem de tantos santos que são modelos de santidade. O beato tem o objetivo de estimular os jovens a buscarem a santidade com um santo de idade próxima a eles. “O beato que agora será santo, tinha 15 anos quando faleceu, e viveu de forma simples, mas extraordinária. Como muitos jovens, em tudo que ele fazia, buscava Deus e vivia a fé”, afirma.

Vida de Carlo Acutis

O padre reforça que o jovem tinha uma rotina como qualquer outro. Carlo Acutis frequentava a escola, jogava futebol e videogame e criou um site para falar sobre os milagres eucarísticos. Acutis se relacionava bem com as pessoas, tinha carinho e amor em especial aos pobres. Como perto da sua casa havia uma igreja, frequentava a missa e rezava o terço todos os dias. “Tinha a forma de vida como todo jovem e viveu plenamente a vida cristã. O quadro foi colocado para estimular os jovens a se inspirarem em Carlo e buscar a santidade”, enfatiza.

O pároco, agora locado em Santa Cruz do Sul, explica que na época da instalação do espaço, se buscou conhecer a vida de Carlo Acutis, com palestras, formações dentro da semana missionária, e do Holywins. “Os jovens tiveram contato com a vida dele, não foi simplesmente colocado um quadro na Igreja”, observa.

“Carlo está na igreja para dizer que a santidade para o adolescente e o jovem é possível. Carlo não era um seminarista nem um padre, mas sim um jovem que viveu a sua relação com Deus e a sua fé. Ele mostra ser possível viver uma vida ordinária de forma extraordinária.”
RODRIGO HILLESHEIM
Coordenador Diocesano da Pastoral, na Diocese de Santa Cruz do Sul



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido