Em entrevista à Rádio Terra FM e Folha do Mate na tarde desta terça-feira, 11, durante visita da comitiva do Governo do Estado do RS em Venâncio Aires, o secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Carlos Gomes, afirmou que as primeiras 40 residências a serem construídas na área do antigo Instituto Penal Mariante (IPM), em Vila Estância Nova, devem ser concluídas até setembro, no máximo em outubro. As residências são destinadas às famílias de Vila Mariante que ficaram desabrigadas após as cheias do rio Taquari.
Gomes explica que a área pertence ao Estado e foi firmado um convênio com a Prefeitura de Venâncio Aires para a instalação das residências por meio do programa ‘A Casa é Sua – Calamidades’. Dessa forma, toda a parte de preparação da área para receber as casas é de responsabilidade do Município, enquanto que o Estado custeia as residências, avaliadas em R$ 139.270 cada. “As casas são produzidas na fábrica e montadas diretamente no terreno. Será um processo em uma escala de rapidez muito grande”, garantiu.
Assim que a equipe da Prefeitura concluir a preparação da área, a empresa responsável pelas residências fará a montagem da ‘radier’ das residências, que trata-se de uma base para a instalação das estruturas. “Sabemos que quem perde a casa quer voltar logo para o seu lar, esperamos que isso seja feito o mais breve possível”, acrescentou o secretário.
O governador Eduardo Leite confirmou a ampliação para 72 residências no espaço. A confirmação do aumento se deu devido a demanda apresentada pelo prefeito Jarbas da Rosa, que sinalizou a possibilidade de mais casas devido ao tamanho da área.
Leia mais: