O número de casos de Covid-19 tem aumentado neste fim de ano em todo o país e, em Venâncio Aires, o quadro também aponta crescimento. Na Capital do Chimarrão, segundo a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Lili Müller, a maior incidência de casos aconteceu de janeiro a março, com 199 notificações, e neste fim de ano, de outubro a dezembro, já são 60 confirmações.
Em outros momentos, como de abril a junho, por exemplo, foram apenas cinco casos em Venâncio Aires, e de julho a setembro, quatro pessoas infectadas. Neste ano, 34 pessoas foram internadas em decorrência da doença no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Assim, são 302 casos notificados de Covid-19 na Capital Nacional do Chimarrão neste ano. “Foi um aumento no número de casos no início do ano e agora no fim, muito provavelmente pelos encontros de família”, afirma Carla. A enfermeira destaca que, muito provavelmente, haja uma nova onda de casos neste fim de ano e começo de 2025.
A recomendação, lembra Carla, é que ao sentir qualquer sintoma gripal de leve a moderado, como dor de garganta, de cabeça, tosse, espirros, febre ou não, as pessoas devem procurar atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs) – a que fique mais próxima da residência. Os testes da doença são recomendados somente para pessoas que se enquadram nos grupos de risco e estão disponíveis também nas UBSs.
De acordo com o boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 11 estados do Brasil apresentaram crescimento de casos de longo prazo, em análise referente ao período de 8 a 14 de dezembro. O aumento do número de casos está associada à síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que tem relação com a Covid-19 em diversos estados. Na região Sul, apenas Santa Catarina aparece na lista.
- 302 – é o número de casos de Covid-19 confirmados na Capital do Chimarrão em 2024.