Voluntários se reuniram no acesso Grão-Pará e se dividiram em grupos para o recolhimento dos resíduos (Foto: Juliana Bencke)
Voluntários se reuniram no acesso Grão-Pará e se dividiram em grupos para o recolhimento dos resíduos (Foto: Juliana Bencke)

Pelo menos 120 pessoas participaram de ação do projeto Viva o Taquari-Antas Vivo, na manhã deste sábado, 22, em Venâncio Aires. Os voluntários se reuniram na estação de captação de água da Corsan, no acesso Grão-Pará, e se dividiram em vários grupos para recolhimento de todo o tipo de resíduos nas margens do arroio Castelhano, que abastece 95% do município.

Os participantes também recolheram lixo nas sangas próximas e no caminhódromo. O total ainda está sendo contabilizado pelos organizadores da ação. Representantes de quase 40 entidades, empresas, associações e clubes de serviços marcaram presença. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, também é parceira da atividade.

O objetivo do evento é contribuir para a recuperação do meio ambiente e da região, que sofreu com os impactos das enchentes. A programação inclui oficina de semeadura de espécies nativas e o plantio de sarandi (árvore indicada para margens do arroio), por meio de estaquias. Como ocorre tradicionalmente, todo o lixo recolhido durante a ação é pesado e separado, conforme o material, para ter a destinação correta. Nesta edição, uma empresa de reciclagem de Venâncio Aires faz a triagem do material com possibilidade de reaproveitamento.