Acesa e distribuída em Alegrete, nos dias 16 e 17 de agosto, a Chama Crioula deve chegar a Venâncio Aires neste fim de semana. No dia 18 deste mês, os grupos de cavalarianos da Capital do Chimarrão iniciaram as cavalgadas de retorno com a centelha, com a estimativa de percorrer 530 quilômetros em 15 dias.
Entre as entidades da 24ª Região Tradicionalista que participam da cavalgada estão os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Chaleira Preta e Lenço Branco, ambos de Venâncio Aires, Querência da Mata, de Mato Leitão, e Bento Gonçalves, de Lajeado. Conforme a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen Mayer, a cavalgada, da qual também participa o CTG Recanto Nativo, de Monte Alverne, deverá chegar neste sábado, 31, à sede do CTG Chaleira Preta, em Linha Bem Feita, onde haverá um jantar de recepção.
Outra entidade em busca do símbolo dos gaúchos é o CTG Erva Mate, que deve chegar na Capital do Chimarrão no domingo, 1º de setembro, na sede da entidade, no Parque do Chimarrão. Segundo o coordenador do Departamento de Cavalgada da entidade, Charles Roberto Ribeiro, a estimativa é da chegada até as 16h no pórtico da cidade para uma concentração e, em seguida, continuar até o galpão do Erva Mate.