No ano passado, competição lotou o auditório do educandário
(Foto: Leonardo Pereira)
No ano passado, competição lotou o auditório do educandário (Foto: Leonardo Pereira)

Os pequenos, ágeis e valentes robôs de lego dominarão os circuitos montados no campus Venâncio Aires do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) nesta semana. Entre terça, 8, e quarta-feira, 9, mais de 40 equipes, de diferentes campi do IFSul, com cerca de 150 alunos, participarão da 4ª edição da Chimabots, o desafio de robótica do instituto.

Tradicionalmente, a competição é realizada durante a programação da Mostra Venâncio-Airense de Inovação (Movaci), no entanto, neste ano, o evento não ocorrerá pelos prazos apertados em decorrência da greve dos servidores do educandário – encerrada em agosto – e, também, pelas dificuldades financeiras do campus.

Conforme a integrante da comissão organizadora da Chimabots, Sofia Krause Eskelsen, a competição será disputada nas categorias sumô, seguidor de linha, seguidor de linha com desafio e seguidor de linha não programável, além de categorias especiais para as escolas de Ensino Fundamental do município. “Convidamos a todos que quiserem nos visitar durante esse período. O campus estará aberto e serão todos muito bem-vindos”, destaca a jovem. Novamente, a coordenação do torneio fica a cargo do professor Gelson Luis Peter Corrêa.

O objetivo é estimular a construção de robôs capazes de executar diferentes desafios previamente estabelecidos, além de incentivar estudantes das escolas da região a ingressarem nos cursos da instituição e contribuir na formação integral do estudante, pois permite a contextualização de conteúdos e desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a inserção no mundo do trabalho.

A Chimabots é um desafio de robótica proposto aos alunos de diversos campi do IFSul e escolas de Venâncio Aires, dividido em diferentes categorias de acordo com os recursos empregados na construção dos robôs e nas arenas de competição.