*Texto atualizado às 9h07min do dia 20 de outubro
A Certaja Energia inaugurou na manhã dessa quarta-feira, 19, a subestação Vale Verde. O empreendimento, localizado no quilômetro 42 da ERS-244, na localidade de Cerro do Chileno, no interior do município, beneficia mais de 5,5 mil cooperados dos municípios de Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.
A subestação tem uma potência instalada de 10 MVA e uma linha de distribuição de 69 kV, que sai da subestação em Venâncio Aires até o novo empreendimento. São 25 quilômetros de extensão, com 84 torres e o investimento total realizado pela cooperativa é superior a R$ 26,7 milhões, sendo o maior da história da Certaja.
Conforme divulgado pela assessoria de imprensa da cooperativa, a obra iniciou em junho do ano passado e o objetivo é, por meio desse novo sistema, melhorar a qualidade de energia fornecida. “É um empreendimento que, com certeza, será um marco para a nossa história”, ressaltou o presidente da Certaja Energia, Renato Pereira Martins.
Ele ressaltou que a obra, entregue oficialmente ontem aos cooperados, é fruto de muito tempo de estudo e dedicação e busca atender uma demanda que já era percebida na região, em razão do crescimento vegetativo dos municípios.
“Para nós é motivo de orgulho e de missão cumprida poder dar essa resposta que o nosso cooperado espera. A Certaja está preparada para acompanhar esse crescimento das nossas regiões”, afirmou, ao observar que a tarifa praticada pela Certaja é cerca de 20% mais barata do que a da outra concessionária que atua na região.
“Com certeza essa região vai ficar muito bem suprida em termos de energia elétrica, com energia de qualidade e em abundância disponível para abastecer grandes empresas.”
RENATO PEREIRA MARTINS – Presidente da Certaja Energia
Desenvolvimento
Durante a solenidade de inauguração, a secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, entregou à diretoria da cooperativa a licença de operação da subestação e da linha de distribuição. Representando, também, o governador, Ranolfo Vieira Júnior, ela destacou a importância desse momento.
“Sabemos o quanto a energia é importante. Temos a certeza que a entrega dessa obra fará uma grande diferença para Vale Verde e vai possibilitar desenvolvimento e energia segura, o que faz com que a vida das pessoas seja ainda melhor”, destacou durante entrevista à Rádio Terra FM. O diretor-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), Renato das Chagas e Silva, também acompanhou o ato de inauguração.
Para o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, que é secretário do Conselho de Administração da Certaja, a concretização dessa subestação é um marco não só para Vale Verde, mas também para municípios vizinhos que serão atendidos. “Hoje o principal ponto para que a gente consiga atrair novos investimentos, como empresas e comércio, é uma energia de qualidade. A construção dessa subestação vem consolidar esse fornecimento para nós aqui do município”, ressaltou.