Cada imóvel rural receberá um número identificador que poderá ser compartilhado com diversos serviços. (Foto: AI Prefeitura)
Cada imóvel rural receberá um número identificador que poderá ser compartilhado com diversos serviços. (Foto: AI Prefeitura)

A Prefeitura de Venâncio Aires lança oficialmente nesta sexta-feira, 23, o GPS Rural, um sistema inédito voltado à localização precisa de propriedades do interior do município. A ferramenta possibilita identificar cada imóvel rural por meio de um código único, com funcionamento offline, ou seja, sem a necessidade de conexão à internet. O sistema ainda indica a melhor rota, quilometragem e tempo estimado de chegada. A solenidade de apresentação ocorrerá na Sala de Reuniões da Prefeitura, a partir das 14h.

A iniciativa visa garantir mais agilidade nos atendimentos de emergência e facilitar o deslocamento de equipes técnicas e de segurança. A empresa Impacto Sistemas de Informação, de Bom Jesus do Oeste (SC), foi a vencedora da licitação pública e é responsável pela implantação do projeto.

Nos últimos meses, o trabalho de campo permitiu o mapeamento de 3.428 propriedades, com a meta de alcançar 4,3 mil. Cada imóvel rural receberá um número identificador que poderá ser compartilhado com serviços como Samu, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Emater, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, além de outras secretarias municipais. Com isso, será possível localizar rapidamente uma propriedade no mapa, sem depender de pontos de referência.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Luciano Teixeira, destaca o impacto direto da iniciativa na melhoria dos serviços prestados à população. “Esse sistema representa um salto de qualidade na forma como nos deslocamos e atendemos a população rural. Com o código identificador, ganhamos tempo, precisão e agilidade, especialmente em situações em que minutos fazem diferença. É um avanço que impacta diretamente a segurança e o bem-estar das famílias do interior e para quem precisa chegar até elas”, afirma.

A proposta do GPS Rural foi apresentada em 2022 pelo vereador Alberto Sausen (Podemos).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura