Na categoria sub-13, a equipe está classificada diretamente para as quartas de final, pois ficou em primeiro lugar no grupo (Foto: Divulgação)
Na categoria sub-13, a equipe está classificada diretamente para as quartas de final, pois ficou em primeiro lugar no grupo (Foto: Divulgação)

A Associação União dos Bairros de Futsal (AUBF), de Venâncio Aires, realiza participação histórica no Campeonato Gaúcho das categorias sub-9, sub-11 e sub-13. O projeto, que tem apoio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Amador (Promiea), Pró-esporte e, também, de emendas impositivas da Câmara de Vereadores, conta com mais de 300 alunos (maior escolinha do Vale do Rio Pardo) e está classificada para a fase eliminatória nas três categorias.

Na categoria sub-13, a equipe está classificada diretamente para as quartas de final, pois ficou em primeiro lugar no grupo. A sub-11 classificou em segundo no grupo, disputou a partida de ida das oitavas de final contra a AABB, em Caxias, e venceu por 7 a 5 com a volta no Poliesportivo, enquanto que a sub-9 classificou em segundo do grupo e aguarda o fechamento da classificatória dos demais grupos, e pode enfrentar Bagé ou Santa Rosa. Contudo, segundo o presidente da entidade, Rafael Bandeira, a Liga Gaúcha tem grande competitividade e, por conta disso, a organização está feliz com os resultados obtidos. “São as três categorias indo bem, o que mostra que o trabalho está sendo bem-feito”, pontua.

Sub-11 classificou em segundo no grupo, disputou a partida de ida contra a AABB em Caxias e venceu por 7 a 5. Volta será no Poliesportivo (Foto: Divulgação)

Ele afirma que o objetivo principal é promover a cidadania e os devidos valores, para colocar os jovens em um caminho correto. “São ensinados conceitos de equipe, resiliência, espírito esportivo e experiências positivas, além de competitividade e as consequências das ações”, explica. Bandeira destaca que o resultado é secundário, perto dos aprendizados que são desenvolvidos.

Projeto

A AUBF atende meninos e meninas de 4 aos 17 anos e, atualmente, conta com jovens de Venâncio Aires, Mato Leitão, Santa Cruz do Sul, Lajeado e outros municípios da região. O projeto desenvolve ações no campo do Onze Unidos, no bairro União, no ginásio da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Pedro Beno Bohn, em Vila Arlindo, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benno Breunig, e no ginásio da Comunidade São Lucas, no bairro Aviação.

O sub-9 é comandado pelo treinador Fernando Derlamm, enquanto que o sub-11 e 13 é treinado por Igor Ferreira, e a equipe ainda tem como coordenador técnico Cristian Gonçalves. Para saber mais sobe o projeto, é possível acessar as redes sociais da AUBF ou entrar em contato pelo fone/Whats (51) 99574-3454.

Sub-9 classificou em segundo do grupo e aguarda o fechamento da classificatória dos demais grupos, e pode enfrentar Bagé ou Santa Rosa. (Foto: Divulgação)