Encontro aconteceu no Salão Piazito, no Clube de Leituras (Foto: Juan Grings)
Encontro aconteceu no Salão Piazito, no Clube de Leituras (Foto: Juan Grings)

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realizou, na noite desta quarta-feira, 24, mais uma audiência pública – espaço que o Legislativo abre para dialogar com a comunidade sobre assuntos de interesse público. Desta vez, a instalação de galerias na RSC-453, em Venâncio Aires, para auxiliar na vazão da água do arroio Castelhano em enchentes esteve em pauta.

Para debater o tema, foram convidados a comparecer ao Salão Piazito, no Clube de Leituras, o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que detém a concessão do trecho, Luiz Fernando Vanacôr, a secretária de Planejamento e Urbanismo e de Infraestrutura e Serviços Públicos, Deizimara Souza e a secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes. Também compunham a mesa o vereador Renato Gollmann, proponente da audiência, e a presidente da Câmara venâncio-airense, vereadora Claidir Kerkhoff Trindade.

Durante as mais de duas horas de discussão, a comunidade da região baixa da Capital do Chimarrão, muito afetada pela cheia de maio, levou suas demandas pela instalação de recursos que evitem o represamento de água na rodovia, como galerias. No entanto, também foram abordados os estudos hidrológicos que o Município fará, o desassoreamento do arroio e demais alternativas para eventos climáticos extremos.

A EGR, por meio de Vanacôr, se comprometeu a analisar as possibilidades e a ouvir a população para facilitar a vazão do Castelhano. Além disso, será montado um grupo de estudos com representantes da comunidade, do Executivo, do Legislativo e da concessionária para pensar nas melhores soluções.