Após nove anos, o Governo do Estado autorizou a abertura de um novo concurso público para professores da rede estadual. O edital do concurso deve ser publicado em breve no site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e no Diário Oficial do Estado. Cerca de 1,5 mil vagas serão disponibilizadas nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) do Rio Grande do Sul.
De acordo com a assessoria de comunicação da Seduc, a banca examinadora foi selecionada e a homologação do concurso ocorrerá após o período eleitoral. Já as nomeações estão previstas para o próximo ano. O valor da taxa de inscrição da prova será de R$ 110.
Conforme o Departamento de Recursos Humanos da 6ª CRE, em Venâncio Aires, atualmente, 193 professores atuam com contratos temporários. Não foram divulgadas quantas vagas do concurso estão previstas para o município. Entretanto, conforme informações da coordenadoria, a maior dificuldade de encontrar profissionais é nas áreas de Matemática, Português, Espanhol, Inglês e Física.
Expectativa
Quem já está nos preparativos para a prova é a professora Maria Regina Manganelli, 21 anos. Na profissão há cerca de três anos, ela leciona as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura em escolas estaduais, com contrato temporário.
Desde que soube que seria realizado concurso para a área, ela começou a dedicar uma hora por dia para estudar alguns assuntos específicos da prova, em meio ao planejamento das aulas e à rotina de duas graduações simultâneas – Letras – Português/Inglês e Pedagogia. “Quando eu posso, me dedico mais”, acrescenta.
Maria vê o concurso como uma possibilidade de sanar a falta de docentes na rede pública de ensino e também destaca a importância do concurso para a vida profissional. “Vejo como um meio de crescimento dentro da profissão que escolhi, bem como uma estabilidade. Também é uma boa oportunidade para professores que aguardam por um concurso desde 2013 e para os novos docentes, assim como eu”, salienta. O número de professores que atuam em Venâncio Aires com contratos temporários é 193.