
Educação é prioridade e vem em destaque em qualquer plano de governo. Junto com a saúde, é uma das áreas que mais demanda investimento de recursos públicos e, ano após ano, apresenta desafios aos gestores municipais. Na sequência da série temática com os candidatos à Prefeitura de Venâncio Aires, a Folha do Mate traz, nesta edição, os principais projetos de Jarbas da Rosa (PDT) e Giovane Wickert (PSB) para a educação.
Pesquisa realizada entre os dias 28 e 30 de setembro pelo Instituto Methodus, por encomenda do jornal Folha do Mate e que ouviu 400 pessoas, apontou a educação como terceira colocada entre as prioridades dos venâncio-airenses, com um percentual de 15,8%. Perdeu apenas para o emprego (17,5%) e para a saúde (52%). Confira o que cada chapa apresenta de propostas para uma das mais importantes áreas públicas.
JARBAS DA ROSA (PDT)
• Segundo o candidato Jarbas da Rosa (PDT), que tem Izaura Landim (MDB) como vice em sua chapa, a educação está entre as principais bandeiras da coligação ‘Aliança pelo Desenvolvimento’. Eles destacam que o plano de governo prevê, por exemplo, o compromisso de uma relação mais humana entre os profissionais da área, famílias e a Secretaria Municipal de Educação.
• De acordo com Jarbas, na Educação Infantil será priorizada a finalização da obra e funcionamento da Emei Xangrilá, além da ampliação da compra de vagas na rede particular. Em relação ao Ensino Fundamental, estão entre as metas a ampliação do turno integral; implementação das disciplinas de Educação Financeira e Empreendedorismo e ampliação da aquisição de produtos da agricultura familiar para as escolas.
• Também são projetados projetos de rede de educação integral, unindo cultura, esporte, ciência e profissionalização. Será dispensada atenção especial aos estudantes com alguma deficiência ou dificuldade de aprendizagem, bem como no amparo às suas famílias, fortalecendo o Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES).
• Os candidatos do 12 destacam ainda que é preciso investimentos em tecnologia, disponibilizando bibliotecas e conteúdos digitais aos alunos e interligando as escolas em rede com a Secretaria Municipal de Educação. O sistema visa melhorar o fluxo de informações e buscar dados estatísticos para desenvolvimento da qualidade de ensino.
GIOVANE WICKERT (PSB)
• Conforme o candidato Giovane Wickert (PSB), a educação está fixada no plano de governo da chapa composta por ele e o vice Celso Krämer (PTB) como serviço essencial. Sanar a demanda de vagas em Emeis seguirá como meta da dupla, de forma ainda mais intensa em caso de confirmação de um segundo mandato.
• Assim, o trabalho será no sentido de colocar em funcionamento a Emei Xangrilá; criar escolas infantis no interior, implantando as duas primeiras em Vila Mariante e em Santa Emília; e ampliar as parcerias com educandários privados. Também integra o plano de governo a manutenção de uma Emei de plantão no período de férias escolares. A Central de Vagas também será mantida, pois é uma forma de garantir a transparência no acesso à Educação Infantil.
• Outro objetivo dos candidatos à reeleição é a consolidação da Escola Cívico-Militar Nova e, conforme interesse das comunidades escolares, ampliar para outros educandários. Também receberá atenção especial a ampliação de escolas com tempo integral e turno oposto, incrementando as estruturas física e humana, criando um currículo integrado com matriz curricular própria.
• Promover a alfabetização segue sendo meta do governo de Giovane e Celso. Por isso, uma das propostas é ampliar as turmas de EJA Intensivo, na cidade e no interior, criando oportunidade concreta de continuidade escolar e novas perspectivas pessoais e profissionais.