O programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) segue avançando em Venâncio Aires. A iniciativa é realizada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e financiada pela Corsan Aegea. Após o levantamento nas propriedades e a elaboração dos croquis, o projeto chegou à etapa de assinatura dos contratos pelos produtores rurais inscritos, o que deve seguir até o fim deste mês. A previsão é que os pagamentos aos agricultores aconteçam, no máximo, no mês de novembro.
Além da assinatura do documento, durante essa conversa de apresentação da proposta, são feitas as atualizações solicitadas pelos produtores rurais. Segundo a coordenadora de campo do PSA na Capital do Chimarrão, Bruna Schuster, engenheira ambiental e representante da Unisc, para fechar as atividades previstas para 2024, até dezembro, a equipe pretende executar o cercamento das áreas de preservação.
“Haverá locais que não precisarão ser cercados porque se trata de regeneração natural. Outros, no entanto, precisarão, especialmente quando se tratar de campo aberto, onde o córrego passa pela propriedade e não tem nenhuma vegetação próxima a ele”, explica.
Análise da água
Outro passo importante que será dado ainda neste ano envolve o processo de análise da qualidade de água nos locais participantes do PSA. De acordo com Bruna, serão coletadas amostras de água para entender como está, hoje, a qualidade nesses pontos, para se ter o ponto zero de uma série histórica que começará a ser feita.
“Essa análise servirá para identificar como está a qualidade dessas nascentes e cursos d’água antes de que qualquer intervenção e proteção seja feita, e analisaremos como a qualidade da água vai melhorar no futuro”, detalha.
Novo edital será lançado, para que mais produtores possam aderir ao PSA
Entre o fim deste ano e o início do próximo um novo edital de chamamento do PSA deve ser lançado, para que novos produtores rurais façam a adesão ao programa. “Vamos deixar esse edital aberto para que possamos ter o maior número de produtores cadastrados e já possamos fazer as visitas para atender a nossa meta de chegar a 50 produtores, no total, até a metade do ano de 2025”, complementa o coordenador do PSA no município, o professor da Unisc Marcelo Kronbauer.
Ele ainda destaca que a abertura de um novo edital possibilitará que outros agricultores interessados na iniciativa possam se inscrever. As atividades já realizadas durante este ano em Venâncio Aires foram apresentadas à Corsan e, nos próximos dias, também serão divulgadas à Unidade Gestora de Projetos (UGP), que é composta por representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), Comitê das Nascentes, Emater RS/Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).