Cooperativa Escolar CultVida é fundada na Emef Alfredo Scherer

-

A tarde desta quarta-feira, 6, foi escolhida para iniciar um novo projeto na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer. Nas dependências do educandário, ocorreu a assembleia de fundação e a apresentação da chapa que concorreu ao Conselho de Administração e ao Conselho Fiscal da primeira cooperativa escolar da rede municipal de Venâncio Aires. Nomeada CultVida, a iniciativa é promovida pelo programa Cooperativas Escolares do Sicredi Vale do Rio Pardo e composta por estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Emef Alfredo Scherer.

Embora as atividades tenham começado em março, a oficialização do projeto ocorreu na tarde de hoje. Na ocasião, também foi feita a apreciação e votação do Estatuto Social da Cooperativa Escolar, além da apresentação da marca.

Conforme a professora orientadora da turma, Fernanda Saldanha, os alunos participantes estão em uma jornada de descoberta e transformação que vai agregar muito conhecimento para o período de estudos. “A cada passo dado, deixam para trás antigas paisagens, construindo um novo caminho, traçado pelas próprias mãos. A cooperativa escolar é como um barco, onde cada um tem o seu lugar e o seu papel. E juntos, remamos em direção ao horizonte que ainda está se desenhando”, ressaltou.

Entre as atividades propostas pelos 20 sócios-fundadores da CultVida para o ambiente escolar estão em produzir uma peça de teatro para as crianças dos Anos Iniciais sobre a importância do respeito aos pais e professores, promover 30 min de brincadeiras com os Anos Iniciais uma vez por mês, realizar intercâmbios com cooperativas de Venâncio Aires e outras cidades e realizar ações de conscientização ambiental e sustentabilidade.

Para o presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, a fundação de mais uma cooperativa escolar é sempre motivo de celebração e alegria. “Em todo o Brasil, temos cerca de 280 cooperativas escolares, e 104 delas são desenvolvidas pelo Sicredi. Isso demonstra que tem aceitação, e as escolas estão abrindo as portas para o cooperativismo, trazendo essa experiência para contribuir com o desenvolvimento dos alunos”, destacou.

Conforme apresentado na assembleia, o nome CultVida é uma junção de cultura e vida, ressaltando a importância do aprendizado contínuo e das vivências compartilhadas no processo educativo. A árvore que surge das mãos é um ícone de vida e conhecimento, representando de fato o que a cooperativa proporciona. O slogan ‘Além do Conhecimento’, logo abaixo do nome, reforça o compromisso da cooperativa em ir além do ensino tradicional, incentivando a descoberta e a inovação.

(Foto: Júlia Brandenburg)

Durante o processo de formação da cooperativa, foram realizadas missões com trabalhos em grupo. Além de estudar os 50 artigos do Estatuto proposto, os estudantes participaram de um desafio para testar seus conhecimentos sobre o documento. Os participantes também analisaram a comunidade e a escola para identificar problemas e propor soluções.


Diretoria eleita:

  • Presidente: Rafaela Schaefer Ferro
  • Vice-presidente: Guilherme Fernandes de Moraes
  • Secretária :Ana Clara Treib
  • 2ª Secretária: Julia da Cruz Nunes
  • Tesoureiro: Felipe Daniel Walter
  • 2º Tesoureiro: Miguel Costa Rocha
  • Diretor de pesquisa: Renato Melchiors Ramos
  • Diretora de comunicação: Laura Paludo Naue
  • Diretor de Educação Cooperativa: Pietro Fernandes Serafini

Conselho fiscal:

  • Guilherme Mateus Nicolay
  • Iasmin Barthelmebs
  • João Vitor Agostini


Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido