Corsan confirma reservatório para abastecer parte alta de Venâncio

-

A solução para uma demanda antiga dos moradores de bairros da parte alta de Venâncio Aires foi confirmada, na noite desta terça-feira, 28, durante o painel Gente & Negócios, promovido pela Folha do Mate e Terra FM. O debate teve como tema ‘Nossa água, nosso futuro: alternativas para o abastecimento’.

No painel, que teve transmissão ao vivo pela rádio e pelo Facebook, o supervisor da Região Centro da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), José Epstein, afirmou que deve ser assinada, em julho, a ordem de início da obra para instalação de um reservatório de 500 mil litros de água, no bairro Bela Vista. “A empresa já está contratada e a estimativa é de um aumento de quase 20% na reserva de água, com esse reservatório”, informou.

O investimento será de R$ 4,1 milhões e o reservatório será instalado em um terreno doado pela Prefeitura, há alguns anos, próximo da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bela Vista e do Parcão.

De acordo com o gerente local da Corsan, Ilmor Dörr, a obra também abrange instalação de adutora e a delimitação de uma rede de abastecimento específica para atender os bairros da parte alta da cidade. Atualmente, eles estão integrados com a rede da área central e, por conta da topografia, quando há interrupção do abastecimento de água, são os primeiros a sofrerem e os últimos a terem a situação normalizada, por conta da necessidade de ‘bombear’ a água.

Futuro

Além de abordar os problemas de abastecimento, o painel Gente & Negócios abordou opções viáveis para garantir a água de Venâncio Aires no futuro. Junto do superintendente da Corsan, participaram do debate o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa; o presidente da Câmara de Vereadores, Benildo Soares; e o engenheiro ambiental e professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Marcelo Luís Kronbauer.

Na conversa mediada pelos jornalistas Letícia Wacholz e Daniel Heck, eles discorreram sobre alternativas como construção de um lago artificial, barragens, captação de água do rio Taquari e perfuração de poços artesianos, além de abordarem a importância da preservação das nascentes do arroio Castelhano e da efetivação do programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

“Não será apenas uma barragem, a perfuração de um poço ou a infraestrutura verde que vão ser soluções isoladas. É um mix de todas essas ações que vai nos dar a segurança hídrica.”

JOSÉ EPSTEIN – Superintendente regional da Corsan

O prefeito Jarbas da Rosa lembrou que se trata de um trabalho transversal, entre Poder Público, Corsan e população. Conforme previsto no aditivo do contrato com a Prefeitura, a Corsan tem prazo, até 2025, para apresentar uma alternativa para garantir o abastecimento de água. Para definir qual será o investimento, conforme o superintendente regional, um estudo detalhado será realizado, levando em conta a viabilidade técnica e financeira.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido