A Corsan Aegea finalizou, na quinta-feira,13, a montagem de um novo reservatório de água na rua Clóvis Pereira de Carvalho, no bairro Cidade Alta, em Venâncio Aires. O tanque com capacidade para 100 mil litros foi instalado para reforçar o abastecimento de cerca de 8 mil moradores dos bairros Cidade Alta, Xangrilá e da região do Parque do Chimarrão, locais que costumam sofrer com falta de água. A previsão da companhia é de que o equipamento entre em operação dentro de 30 dias, período em que serão realizadas as interligações na rede e ligações elétricas.
O novo reservatório teve investimento de R$ 450 mil e é feito de aço inox. De acordo com a Corsan Aegea, o aço inoxidável é mais durável e mais resistente a corrosões e oxidação. Além disso, conforme a empresa, é um material que garante melhor qualidade de armazenamento da água.
Conquista dos moradores
A instalação do reservatório animou o corretor de imóveis Silvio Haussen, que mora no bairro Cidade Alta há 19 anos e também é um dos representantes de um grupo de aproximadamente 50 moradores do Cidade Alta e bairros próximos.
Nos últimos anos, esse grupo vem reivindicando soluções para o problema do desabastecimento na região, tanto que realizou diversas reuniões com Prefeitura, Corsan e até Ministério Público. “É um motivo de alegria e foi uma conquista de um grupo de moradores. Acredito que vai melhorar bastante a questão da falta de água. Mas como a Cidade Alta e o Parque do Chimarrão são abastecidos por outras redes também, sendo a principal o terceiro recalque, perto do Grêmio Sete de Setembro, então depende da ligação. Mas vai ser um alívio, sim, e estamos felizes por alcançar isso”, destacou Haussen, afirmando ainda que o grupo nunca quis briga, mas sim uma solução para o problema de abastecimento em Venâncio.
Ainda conforme ele, os moradores seguirão mobilizados acerca da cobrança para o tratamento de esgoto, cujo valor da taxa é referente a 70% do consumo de água, ou seja, incide sobre a quantidade de metros cúbicos consumidos por família. Para Silvio Haussen, essa cobrança só deveria começar quando o sistema estiver completamente concluído.
“O tratamento de esgoto é algo muito importante, mas a gente entende que, se não está concluído 100%, não deve ser cobrado dos moradores. Alguns estão pagando e outros não. E é um valor muito alto, porque a gente não tem um retorno satisfatório de água e essa fatura só aumenta”, diz Haussen.
Bela Vista
• Em relação ao reservatório do bairro Bela Vista (500 mil litros), próximo da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bela Vista, ainda está em andamento a fase de testes de operação, que envolve questões de bombeamento e interligação de rede.
• Conforme o gerente local da Corsan, Ilmor Dörr, nos próximos dias essa parte deve ser finalizada e a estrutura será colocada em funcionamento para beneficiar cerca de 20 mil moradores dos bairros Bela Vista, Cidade Alta, Xangrilá, Cidade Nova, Gressler, Santa Tecla, Aviação e Parque do Chimarrão.