O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) reúne representantes nesta quarta-feira, 24, a partir das 9h30min, na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre.
A mobilização pede a revisão geral dos salários, aumento do básico na carreira dos funcionários de escola e em defesa do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande Do Sul (IPE Saúde) de qualidade.
A diretora do 18º núcleo do Cpers/Sindicato, Cira Kaufmann, afirma que estarão com uma delegação no ato público pela Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (FSP-RS). A cobrança, segundo ela, será para o governador Eduardo Leite, para o fim do desconto previdenciário dos aposentados que desde 2019 voltou a acontecer, e também, a cobrança pela reposição salarial para todos os servidores. “Uma importante pauta é cobrar o piso salarial para os funcionários de escola.”
Cira comenta que os servidores de escola tem piso salarial de R$ 650, e o que os representantes esperam é que o governador aumenta R$ 1,5 mil, além de pagamento de insalubridade para merendeiros e servidores da limpeza.
A diretora destaca que nesta quarta-feira, 14, pela manhã, sairão de Santa Cruz do Sul às 6h, com 40 representantes de Rio Pardo, Vera Cruz , Candelária , Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. As escolas não serão afetadas no funcionamento, que segue normal.