Ao todo, 11 unidades de saúde de Venâncio Aires oferecem tratamentos com recursos terapêuticos naturais, as chamadas Práticas Integrativas Complementares (PICS). Os serviços são gratuitos pela Secretaria de Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e vêm em crescente procura pelos usuários. Atualmente, por dia, são atendidos cerca de 15 pacientes no município.
A rede pública de saúde oferece seis práticas, sendo elas auriculoterapia (que auxilia no tratamento de problemas físicos, mentais e emocionais), reiki (restabelece o equilíbrio energético), meditação (conexão do corpo e da mente), constelação familiar (identifica bloqueios emocionais), reflexologia (equilibra a energia do corpo) e barras de access (desbloqueia traumas e pensamentos negativos).
De acordo com a coordenadora municipal de Saúde Mental, Priscila Reginatto, as PICs auxiliam no tratamento e na prevenção das doenças. “Antes, só teria disponível no município a medicação. Hoje, temos os remédios e temos terapias integrativas, em grupos e com psicólogas. Todo esse conjunto se complementa visando o bem-estar do paciente, seja para tratar dores, depressão, ansiedade ou insônia.”
O objetivo da administração municipal é ampliar a oferta desses serviços nas unidades de saúde. Conforme a coordenadora, há dificuldade na disponibilização de recursos federais e estaduais para a área. “Observamos muita procura, ao passo que as pessoas entendem o que são as PICS. Temos muita demanda e pretendemos buscar mais recursos.”
São oito postos de saúde e três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que oferecem os serviços em Venâncio Aires. Ainda conforme Priscila Reginatto, para receber o atendimento, o paciente deve solicitar a necessidade na unidade de saúde, para realização do agendamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece e incentiva a regulamentação destas práticas.
Serviços disponíveis por unidade de saúde
- Unidades do Caps: reiki, meditação, constelação familiar e barras de access;
- ESF Gressler: auriculoterapia, reiki e barras de access;
- ESF Tabalar: auriculoterapia e reflexologia;
- ESF Santa Tecla: reiki e barras de access;
- UBS Santa Tecla: auriculoterapia, reiki, meditação, reflexologia, constelação e barras de access;
- ESF Coronel Brito: reiki, meditação, constelação familiar, reflexologia e barras de access;
- UBS Deodoro e Centro Linha Brasil: auriculoterapia;
- ESF Macedo: auriculoterapia.
Fonte: AI Prefeitura