Fagner Ravi dos Passos Andrade, de pouco mais de um mês de vida, que recebeu leite na veia em vez de soro, segue internado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo nesta terça-feira, 23. Segundo a mãe, Diulia Passos Guimarães, 34 anos, o bebê está conseguindo se recuperar. Foi constatado que o leite atingiu o pulmão de Fagner.
“Ontem à tarde já tiraram do tubo e só falta ele fazer o exame neurológico para ver se não atingiu o cérebro. Mas os outros órgãos, graças a Deus, não foram atingidos”, disse a moradora do bairro Bela Vista, de Venâncio Aires. O exame deve ocorrer ainda hoje. Não há previsão para alta.
Em nota, o hospital informou que a técnica em enfermagem que aplicou o leite na veia foi afastada e que a instituição abriu uma sindicância para apurar o acontecido. A 1º Delegacia de Polícia, de Novo Hamburgo, investiga o caso.
Relembre o caso
Diulia Passos Guimarães é moradora de Venâncio Aires há três anos e precisou ser conduzida à casa de saúde de Novo Hamburgo porque o parto foi antecipado. O bebê nasceu prematuro, com 29 semanas de gestação, e o Hospital São Sebastião Mártir não teria as condições necessárias para acolher o menino, pois não conta com UTI Neonatal.
A aplicação do leite, direto na veia, por engano ocorreu no dia 18 de abril, quinta-feira, quando Fagner Ravi tinha 1 mês e três dias de vida. O incidente colocou em risco a vida do recém-nascido, que precisou ser entubado.
Pedido de ajuda
Diulia contou que ela e o pai da criança estão encontrando dificuldades financeiras para permanecer em Novo Hamburgo, enquanto o filho se recupera no hospital. Segundo a mãe, os custos com transporte dentro da cidade têm esgotado as reservas financeiras da família. Por isso, pede ajuda da comunidade para doações pela chave Pix 51996206211.