A realização de cavalgadas pelo CTG Querência da Mata já é tradicional. Na foto, o grupo durante a busca da centelha da Chama Crioula no ano passado (Foto: Divulgação)
A realização de cavalgadas pelo CTG Querência da Mata já é tradicional. Na foto, o grupo durante a busca da centelha da Chama Crioula no ano passado (Foto: Divulgação)

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata, de Mato Leitão, realiza neste sábado, 25, a primeira edição da Cavalgada da Paz. A atividade, que inicia às 14h, marca a Semana da Paz, comemorada entre os dias 23 de fevereiro e 1º de março.

“Nesse período, em 1945, foi feito e assinado o tratado de paz entre o Rio Grande do Sul e o restante do país para acabar com a Revolução Farroupilha”, explica o vice-capataz de Cavalgada da entidade, Renato Dameda.

De acordo com o tradicionalista, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) incentiva que as entidades realizem alguma atividade durante este período, justamente para celebrar a paz. “Como memoramos o 20 de Setembro, quando começou a Revolução Farroupilha em 1935, também lembramos esse momento de paz”, observa.

Dameda ressalta que o objetivo é reunir sócios do CTG que gostam de participar de cavalgadas ou de realizar passeios a cavalo para participar do evento. Após a cavalgada, o grupo se reúne em frente ao Colégio Poncho Verde, durante 15 minutos, onde ocorrerá uma palestra sobre o que significa a Semana da Paz e a importância dela. A atividade será organizada pela coordenadora artística e cultural do CTG Querência da Mata, Carmen Goerck.

Segundo o vice-capataz de Cavalgada, o trajeto inicia no Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio. De lá, o grupo segue à esquerda, até chegar no Paradouro Santa Inês, na RSC-453, e segue em direção ao Acesso 20 de Março até o Centro. O retorno para a sede da entidade será pelo Acesso Rodolpho Stöhr, na antiga Estrada Poliédricas.