Prendado foi formado pelo CTG Querência da Mata no ano passado (Foto: Divulgação)
Prendado foi formado pelo CTG Querência da Mata no ano passado (Foto: Divulgação)

No ano passado, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata, de Mato Leitão, formou um novo prendado – o último havia sido organizado em 2019. Segundo a coordenadora de Cultura da entidade, Lisane Freytag, essa retomada é muito importante. Ela salienta que o intuito do CTG é oferecer às crianças e aos jovens um espaço para cultivarem amizades e, principalmente, aprenderem o que é o tradicionalismo.

Além disso, os integrantes do prendado são responsáveis por representar a entidade em diversas ações. “Ter um prendado é uma representatividade em eventos, tanto na 24ª [Região Tradicionalista] quanto na visitação a outros CTGs”, menciona. Ela também cita a participação em atividades promovidas pela Prefeitura.

O objetivo da patronagem é intensificar o trabalho nas áreas artística e cultural, que foi iniciado na última gestão. “Mato Leitão é um município que tem um CTG muito forte, porém as partes artística e cultural não eram exploradas ainda”, avalia. De acordo com Lisane, o novo prendado é muito ativo e a intenção é promover ao longo deste ano diversas atividades, como encontros de conversas com convidados.

Ações

Uma das atividades que já está agendada será realizada no dia 8 de março (sábado), na sede do CTG, no Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio. Na oportunidade, será realizado um evento de integração das invernadas. Além do prendado, participarão os integrantes das invernadas mirim e juvenil da entidade.

“Estou convidando pessoas que já participaram do prendado do Querência da Mata para aproveitarmos a prata da casa em primeiro lugar”, salienta. Já está confirmada a participação de Andrei Bolzan da Silveira, atual 1º peão do CTG. “Ele vai conversar sobre como despertou essa vontade de começar a participar do CTG e estudar e aprofundar mais os conhecimentos sobre isso”, explica Lisane.

Além disso, a coordenadora de Cultura, e também responsável pelo prendado, aguarda a confirmação de uma prenda para conversar com o grupo. O principal objetivo é que eles tenham o despertar para fazer algo diferente junto à entidade e aprender a cultivar as tradições gaúchas. “Temos que incentivá-los, dar essa abertura e começar a integrar os jovens”, destaca.

No dia 8 ainda será realizado um almoço comunitário e, durante a tarde, serão promovidas brincadeiras. “Vamos dividi-los em duas equipes e eles precisarão responder perguntas sobre o tradicionalismo e sobre o CTG. Quem responder primeiro pode estourar a bexiguinha no outro”, compartilha Lisane. Outra atividade prevista é o sabão na lona. “Vamos fazer uma tarde bem divertida. Acho que eles merecem e precisam disso para cada vez mais fortalecer entre eles a amizade e o vínculo”, complementa.

Conforme Lisane, a entidade também está mobilizando prendas para participarem do Sarau da Prenda Jovem, que será realizado no CTG Querência do Arroio do Meio. “Queremos levar três meninas que têm a idade para participar do sarau”, relata. Além disso, o prendado estará envolvido na Cavalgada Feminina programada para o dia 1º de maio.
Todos os anos, o CTG Querência da Mata formará um novo prendado. Em 2025, a expectativa é que isso aconteça na metade de outubro.

Prendado do CTG Querência da Mata

  • 1º gurizito – Murilo Machry Alf
  • 1º piazito – Enzo Gabriel dos Santos de Matos
  • 1º piá – Lucas Stöhr de Saibro
  • 1º guri – Rafael Antônio Stoll
  • 1º peão – Andrei Bolzan da Silveira
  • 1ª prenda pré-mirim – Valentina Machry Eggers
  • 1ª prenda Juvenil – Juana Luiza Feytag
  • 2ª prenda Juvenil – Dyeniffer Emanuelly da Rosa
  • 1ª prenda Adulta – Bárbara Heinen