Os Cursos de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), numa parceria com o Cine Santa Cruz, promoverão na próxima terça-feira, 2 de maio, às 19h, a exibição do documentário ‘Olha Pra Elas’. O evento terá ainda uma sessão de debate – logo após o término da exibição – com os realizadores Tatiana Sager e Renato Dornelles. A mediação será da professora Patrícia Regina Schuster.
O filme traz depoimentos de detentas que relatam as dificuldades encaradas dentro do presídio, como a falta de condições de higiene, o tratamento desumano, em especial, por parte de alguns agentes penitenciários e a escassez de recursos para se manterem em contato com seus familiares. Além de denunciar a situação precária a que as mulheres são submetidas, a obra traz à tona questões relacionadas à maternidade, à saúde mental e à violência doméstica.
A entrada é gratuita, mas será associada à arrecadação de pacotes de absorventes, cujo objetivo, segundo Patrícia, é ajudar as detentas a enfrentarem um dos problemas mais graves vividos no cárcere: a falta de acesso a produtos de higiene pessoal básicos. “Nós estamos chamando a ocasião de cinema com propósito. Afora todo o conhecimento que os nossos alunos levarão de um momento como este, a nossa iniciativa visa ainda contribuir para uma realidade que, quase sempre, é invisibilizada. Só ficamos sabendo através de documentários como este”, pontuou a professora.
Na visão da professora, o ‘Olha Pra Elas’ se configura ainda numa oportunidade de dar voz a mulheres esquecidas pela sociedade. “O cinema é uma excelente ferramenta para trazer à tona questões importantes e urgentes como esta”, finalizou.
Fonte: AI Unisc
Serviço
- O que: Exibição e debate sobre o documentário ‘Olha pra Elas’, produzido pela Panda Filmes e Falange Produções
- Quando: Terça-feira, 2 de maio, às 19h
- Onde: Cine Santa Cruz
- Quanto: Ingressos grátis (site do cinema), mas é preciso levar um pacote de absorvente.