Você conhece os processos de logística e distribuição que o jornal impresso passa até chegar à sua casa? Desde as vendas do setor comercial até a redação e a distribuição realizada pelos entregadores, o material passa por muitas mãos, e cada etapa requer um cuidado especial.
A edição impressa da Folha do Mate circula três vezes por semana – terça-feiras, quintas e sábados – e é entregue nos bairros e nas mais diferentes localidades do interior de Venâncio Aires, além de Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde.
Para que cada assinantes receba, em casa, seu jornal, há um grande trabalho de logística e entrega, que envolve 24 profissionais. Além do trabalho administrativo e de organização, em horário comercial, a maior parte da equipe trabalha a partir das 22h, assim que a edição impressa chega em Venâncio Aires após ser impressa na gráfica Gazeta do Sul, em Santa Cruz do Sul.
A distribuição é trabalhada em um prédio separado da sede da empresa. Na rua Tiradentes, ao lado da Imobiliária Storch, os colaboradores preparam os últimos passos para que o jornal seja entregue nas residências dos assinantes, ao longo da madrugada e ao longo da manhã (em algumas localidades do interior).
O trabalho de ensacamento, contagem dos jornais e colocação de encartes faz parte da logística, que é coordenada por Leandro Wagner, 43 anos. Ele iniciou seus trabalhos como vendedor de assinaturas na empresa, onde atuou de 1999 até 2020. Neste ano, ele retornou à Folha do Mate como responsável pela logística.
O trabalho de geração e ajustes no roteiro começa um dia antes da entrega do jornal. Wagner é responsável por fazer os últimos ajustes no roteiro para que os entregadores realizem a distribuição. Às 2h, ele separa as etiquetas com os nomes dos clientes e organiza os jornais da banca.
A gerente Comercial e de Assinaturas, Jéssica Vogel, ressalta a importância do trabalho de entrega, considerada um ponto crucial do negócio. Ela observa o quanto o jornal impresso é repleto de bons conteúdos e anúncios que precisam chegar às casas dos leitores. “Por trás da função de entregador, há muito comprometimento e dedicação. A cada entrega, se constrói uma sociedade mais informada. Tenho um orgulho imenso do nosso setor de entrega e da competência dos entregadores da Folha do Mate”, ressalta.
“Por trás da função de entregador, há muito comprometimento e dedicação. A cada entrega, se constrói uma sociedade mais informada.”
JÉSSICA VOGEL
Gerente Comercial e de Assinaturas