Na tarde desta terça-feira, 1º, o deputado Edivilson Brum (MDB) realizou Grande Expediente na Assembleia Legislativa Gaúcha em homenagem aos 70 Anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A temática da homenagem foi ‘A história da nossa gente’. O deputado iniciou sua fala relembrando a fundação da instituição, mencionando a família Werner, em 1955, com o produtor Harry Antônio Werner e sua esposa Helena Paulina Werner, que foram os fundadores da entidade que se tornaria um apoio fundamental aos fumicultores do Brasil.
E, seus discurso, Edivilson contou a história do ‘Seu José’, personagem criado para representar todos os agricultores que dedicam suas vidas ao cultivo do tabaco, herdando a paixão pela terra de seus pais e encontrando no campo o sustento para suas famílias. O discurso destacou: “Seu José, como tantos outros agricultores do estado, dedicou a vida ao cultivo do tabaco. Com o suor do seu rosto, viu seus filhos crescerem, estudarem e construírem seus próprios futuros. Essa é a história da nossa gente, a história de famílias que construíram seus sonhos no campo, com a ajuda da Afubra”.
Na ocasião, o deputado homenageou todos os agricultores do Rio Grande do Sul, falando de suas batalhas e superações diante das intempéries do clima, das oscilações do mercado e das pressões sociais e políticas, sobretudo em relação aos fumicultores.O deputado também destacou o Sistema Mutualista Afubra, um programa próprio de auxílios mútuos criado em 5 de novembro de 1956, com benefícios administrados pela entidade e aprovados pelos associados anualmente. O tabaco é a única cultura no Brasil que tem esse tipo de sistema mutualista.
O deputado finalizou o discurso reafirmando o compromisso com todas as famílias fumicultoras, destacando a importância da Afubra como um porto seguro para os agricultores. “Onde existir uma verga adubada com a esperança de uma família fumicultora, estaremos prontos para defender. Que a Afubra continue sendo, por muitos e muitos anos, a casa, o porto seguro, a voz e o coração da nossa gente”, afirmou Brum.
Além do público que lotou as galerias e dos deputados estaduais, a sessão solene contou com a presença de diversas autoridades, que prestigiaram a homenagem e reforçaram a importância da Afubra para o setor e para o Rio Grande do Sul, entre elas, o secretário de Agricultura do Estado, Clair Kuhn, secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Vilson Covatti. A Afubra esteve representada por diversos membros da diretoria, entre eles, o presidente Marcilio Drescher.