Na 29ª edição do Dia do Desafio (DDD), o objetivo maior não será o número de pessoas na realização de atividades físicas por pelo menos 15 minutos, mas sim, a quantidade de doações que terão como destino os atingidos pelas cheias na região e estado. O técnico de esporte e lazer do Sesc de Venâncio Aires, Jeferson Lima, explica que o evento, que ocorre nesta quarta-feira, 29, será solidário neste ano em todo o Rio Grande do Sul, com arrecadações de alimentos, leite, campanha de kits de higiene e materiais de limpeza.
Com relação às atividades, Lima destaca que cada unidade do Sesc ficou responsável por criar ações que levem em consideração a realidade de cada município. As regiões com estruturas danificadas, desabrigados e estragos diversos, focam na solidariedade e na arrecadação de doações e Pix. Os municípios que não tiveram calamidades, farão também uma campanha de doação de sangue.
Além das doações com entrega de itens, também será possível doar valores em dinheiro pelo Pix do Mesa Brasil (e-mail: [email protected]). Após, serão adquiridos itens necessários e o repasse será feito aos municípios atingidos. Cada caixa de leite equivale a R$ 5. A expectativa para esta edição, segundo Lima, é diferente, mas espera-se que o número de participantes – normalmente é em grande número, em 2023 foram 17.085 pessoas em Venâncio Aires -, seja revertido em doações.
“Se espera o ano todo para organizar e realizar ações junto com parceiros, e esse ano será bem diferente, trabalhando mais a parte solidária. A expectativa também é que, em segurança, as pessoas voltem a fazer atividades físicas, socializar novamente e continuem contribuindo e ajudando o próximo”, ressalta.
Na contabilização do DDD, serão contadas as quantidades de alimentos e itens arrecadados nas doações durante todo o dia 29 de maio. Em caso de chuva, as atividades externas, principalmente a Caminhada Solidária com as escolas do município, não serão realizadas. Nesta situação, atividades devem ser feitas com professores de Educação Física das escolas em ginásios e pátios cobertos, para que os estudantes possam contribuir na arrecadação de leite e alimentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Sesc, o (51) 3741-5668.
Outras ações
- Nas últimas edições, outra ação do DDD era a revitalização de espaços públicos em parceira com a Prefeitura. No entanto, neste ano, em função das tragédias climáticas e da atuação das equipes em outras frentes, não há condição e apoio para a realização destas atividades. A intenção é, em outro momento, realizar as ações para recuperar os espaços que foram danificados pela enchente no município.
- A competição das academias, com atividades de velocidade e quilometragem, também não acontecerá. O foco será a arrecadação de doações. Os profissionais e alunos das academias da rede Sesc devem arrecadar materiais de higiene, principalmente xampus e desodorantes.
Programação no dia 29 de maio
- 6h30min às 22h – Desafio Solidário das academias do município
- 8h – Câmbio Solidário com alunos da formação esportiva Sesc (Grupo Maturidade Ativa), no ginásio da Coopeva
- 9h30min – Abertura na Travessa São Sebastião Mártir
- 9h40min – Caminhada Solidária (escolas e público geral), no Centro
- 11h45min – Treinão Solidário, na Academia Sesc
- 14h30min – Caminhada Solidária (escolas e público geral), no Centro
- 19h30min – Funcional Solidário, na Academia Sesc
- Importante: Em todas as atividades os participantes são convidados a levar um item para doação