A forma mais tradicional de se candidatar a uma vaga de emprego é via currículo. Por isso, o documento deve estar sempre atualizado. Para facilitar a criação do currículo, destacamos alguns pontos importantes, abordados com apoio do coordenador do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Venâncio Aires, Adriano Costa.
Não precisa ter foto
De acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), não é necessário constar a foto na currículo, mas atualmente, é comum que as pessoas coloquem. A foto precisa ser formal, de perfil e não pode ser uma selfie em um lazer, como por exemplo uma foto na praia.
Não é necessário ter todos os empregos
É importante sempre pensar na vaga para a qual quer se candidatar. Não é indicado citar todas as experiências, porque a orientação da ABNT, é para que sejam colocadas apenas os três último empregos.
O que é obrigatório colocar
As informações pessoais são as mais importantes no documento. Porém, dados como CPF e RG, não precisam constar, por meio de segurança. É preciso ter o nome completo, endereço, contato, filiação, naturalidade, escolaridade e cursos.
Mandar o currículo por e-mail ou impresso?
Nos dias de hoje, a facilidade em mandar um e-mail ajuda na hora de co
nseguir um emprego. Muitas empresas grandes já possuem o cadastro de currículos no próprio site. Mas, empresas de pequeno porte não utilizam tanto o e-mail. Por isso, Adriano Costa observa que é preciso analisar qual é a empresa que tem a vaga e se precisar entregar o currículo impresso.
Como ir bem na entrevista
O coordenador do Sine de Venâncio Aires explica que é improntante ter objetividade na hora da entrevista, ter uma conversa formal, sem o uso de gírias e cuidar em exageros. A vestimenta deve ser normal – não muito formal nem informal -, sem exagero de cores, decotes, roupas curtas e rasgadas. Também é importante maneirar no perfume e na maquiagem. Caso não dê certo a vaga, é indicado que não desista de procurar e que mantenha sempre os dados atualizados, especialmente os de contato.