Neste domingo, 16, Venâncio Aires será palco da 4ª edição do Festival Estadual Artístico Pré-mirim (Premiart). A partir das 9h, o ‘fofurômetro’ promete ‘explodir’ com as apresentações das crianças de todo o estado. O evento, pensado para enaltecer a participação das crianças no tradicionalismo, é promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva Mate, com parceria e apoio da Prefeitura de Venâncio Aires, da 24ª Região Tradicionalista e vai ocorrer no Parque do Chimarrão.
Na edição deste ano, nove grupos vão concorrer nas danças tradicionais. Além disso, modalidades individuais e em pares também são destaques no evento. Tradicionalmente, o Premiart realiza o concurso cultural, que elege a prenda e o piazito. Nesta modalidade, disputam sete meninas e quatro meninos, que serão escolhidos do primeiro ao terceiro lugares em cada categoria, conforme o desempenho nas provas de dança tradicional e de salão, no canto, na declamação ou, ainda, tocando algum instrumento.
A presidente da comissão organizadora, Patrícia Beatris Padilha, afirma que cerca de 500 crianças serão a atração principal do domingo, durante as apresentações. Ela acredita que tudo ocorrerá conforme o planejado pela organização e pede que o público presente enalteça as crianças. “Espero que quem for prestigiar o evento consiga absorver o sorriso das crianças e que este seja um reinício para os grupos”, afirma.
A dançarina do CTG Erva Mate, Bruna Tais Bergmann, de 9 anos, participa desde a primeira edição do Premiart. Para ela, a expectativa é fazer amizades durante o evento tradicionalista. “Participar do Premiart é muito legal. A nossa apresentação tem carrossel, trem e carro de algodão-doce”, antecipa a menina.
Tradição e solidariedade
As entidades que participam do evento são ‘desafiadas’ a doarem tampas de garrafa pet. Cada quilo das tampinhas, separadas por cor, equivalem a cinco pontos para a entidade que doar. Já tampinhas com cores misturadas garantem um ponto. As doações serão repassadas à Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig, mesma entidade contemplada na última edição do evento, em 2019. Naquele ano, foram arrecadadas cinco toneladas de tampinhas.
Conforme Patrícia, o público em geral que for prestigiar o evento também pode fazer sua doação. “Quem for doar, pode escolher a entidade que tiver mais afinidade ou que gostou da apresentação para que possam ser destinados os pontos”, diz.
Programação do domingo, 16
Palco Principal (Ginásio de Exposições)
9h: Passagem de palco
13h: Abertura oficial
13h30min: Início das danças tradicionais
Morada Velha
9h: Concurso Cultural
10h: Início dos individuais (chula, intérprete e dança de salão)
Auditório
10h: Declamação
R$ 10
é o valor para prestigiar o evento.