Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, em torno de 2,5 mil alunos vivenciaram a etapa nacional dos jogos esportivos das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (JIFs). Alunos do IFSul campus de Venâncio Aires integraram a equipe gaúcha nos jogos disputados em São José do Rio Preto, São Paulo. No vôlei de praia feminino, Katryne Saade e Eduarda Silva subiram no lugar mais alto do pódio. No masculino, Pedro Silva e Mateus Royer ficaram com o vice-campeonato nacional.
A etapa nacional teve representações de todos os estados do país. “Foi um grande evento e com resultados expressivos para Venâncio Aires”, disse o professor André Fonseca que chefiou a os 11 alunos presentes juntamente com a outra responsável e professora Ana Maria Barbosa.
Depois do título estadual, Venâncio Aires ficou apto para as disputas do nacional no vôlei de quadra feminino, além dos dois naipes no vôlei de praia.
No vôlei de quadra as meninas de Venâncio Aires não passaram da primeira fase. No triangular acabaram enfrentando as equipes campeã e vice da última etapa do nacional.
Na areia
No vôlei de praia, Katryne Saade e Eduarda Silva avançaram com duas vitórias na fase classificatória. Venceram por dois sets a zero as duplas do Rio de Janeiro e da Paraíba.
A etapa quartas de final, contra a dupla do Mato Grosso, foi uma das mais complicadas. A dupla acabou perdendo o primeiro set mas conseguiu vencer o segundo. No tie-break, depois da desvantagem de 14 a 13, as meninas viraram e venceram por 16 a 14.
Na semifinal, contra a dupla do Amapá, deu Venâncio Aires, dois sets a zero. Na decisão, contra as representantes de Minas Gerais, Katryne e Eduarda voltaram a vencer por dois sets a zero.
A trajetória do masculino, com Pedro Silva e Mateus Royer, também foi com 100% na classificatória, Os dois venceram por dois sets a zero as duplas da Paraíba e do Rio de Janeiro. Contra Roraima, nas quartas de final, o resultado favorável foi dois sets a um.
Na semifinal, contra Santa Catarina, a dupla gaúcha também venceu por dois sets a um. Na decisão, que foi na manhã desta sexta-feira, a derrota foi contra o Pará por dois sets a zero.
Na sexta-feira, após os jogos e antes de iniciar a viagem de volta para Venâncio Aires, o professor André Fonseca reforçou os resultados finais. “Toda essa galera presente em São Paulo representou não só o IFSul mas como Venâncio Aires por meio da participação dos projetos de incentivo do esporte da Prefeitura, como é o caso do Promiea”, declarou.
Fonseca comentou ainda que os alunos que representaram o IFSul são oriundos do trabalho desenvolvido pela Associação Vôlei Venâncio (AVV). “A base desses jovens valores na modalidade é fruto do trabalho desenvolvida pela AVV. É uma entidade que faz jus ao prêmio de entidade destaque recebido nesta semana”< disse o professor, lembrando que a AVV foi a premiada no Destaque Esportivo 2022.
A delegação gaúcha deve chegar após o meio-dia deste sábado em Venâncio Aires.