Praticamente toda a produção da família foi perdida (Foto: Arquivo pessoal)
Praticamente toda a produção da família foi perdida (Foto: Arquivo pessoal)

Na noite da última segunda-feira, 24, um incêndio tomou conta de um galpão na propriedade de Edson Rosa, 51 anos, em Linha Campo Grande, interior de Venâncio Aires. Segundo o produtor rural, no local estavam cerca de 300 arrobas de tabaco, que, quase na integridade, foram destruídos. Além dos produtos, foram perdidos dois carros, um VW Voyage e um Chevrolet Corsa, e uma motocicleta do modelo Honda Biz. Havia, ainda, uma outra moto Honda Titan, do filho, que foi tirada a tempo.

Carros foram totalmente destruídos pelas chamas (Foto: Arquivo pessoal)

“A gente estava em casa. Quando fomos jantar, meu filho disse que tinha sentido um cheiro estranho. Então fomos tentar descobrir o que tinha acontecido. No momento em que vimos o fogo, começou aquela luta para tentar apagar, foi um horror”, lembra Rosa. Ele conta que alguns vizinhos também apareceram para ajudar no combate às chamas e também para acionar o Corpo de Bombeiros Militar.

Além dos veículos, também foram perdidos implementos agrícolas que estavam armazenados no espaço, materiais de construção – já que está sendo construída uma nova casa no pátio – e 20 painéis solares recém-instalados, cujo valor foi financiado pelo agricultor. “A gente tentou tirar as coisas, salvar o que dava, mas não adiantou. É muito triste. É um sonho interrompido”, lamenta. Ele, o pai e o filho, inclusive, tiveram queimações leves no corpo na ação. Também moram na residência a filha e a esposa: “Graças a Deus, pelo menos, que ninguém se feriu de forma mais grave.”

Solidariedade

Desde então, o que se viu foi uma onda de solidariedade. “Na verdade, foram uns amigos que começaram com uma ‘vaquinha’. Eu estava tão desnorteado, nem conseguia pensar em nada. Tem gente que eu nem conheço que está se disponibilizando a nos ajudar. A gente fica feliz porque vê que existe muita gente boa no mundo”, afirma.

Para centralizar as doações, a família disponibilizou o Pix CPF 040.282.350-81, em nome de Luiz Henrique da Rosa, filho de Edson. Além disso, demais interessados em contribuir podem fazer contato direto com o produtor rural, pelo telefone (51) 98014-4019. Ele conta que uma conhecida está organizando uma galinhada solidária para arrecadar fundos para a retomada da produção.