Atualizado às 11h44min.
Em visita ao município de Estrela nesta quinta-feira, 23, o governador Eduardo Leite anunciou a construção de 538 casas na região do Vale do Taquari, do Caí e do Paranhana. Destas, 300 residências serão erguidas a partir do programa ‘A Casa é Sua – Calamidades’, do Governo do Estado, 40 em Venâncio Aires. O local destinado será a área do antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), em Vila Estância Nova, no interior da Capital do Chimarrão, que passa a ser posse de Venâncio.
As instalações serão em painéis em concreto pré-fabricado, de 44 m², com dois dormitórios, sala com cozinha conjugadas e banheiros e o prazo para entrega é de quatro meses a partir da preparação do terreno. Os beneficiários serão pessoas que perderam suas casas, com critérios definidos pelas Prefeitura. O investimento total do Estado será de R$ 41,8 milhões, com contrapartida a depender das possibilidades de cada Município.
“As pessoas não podem ser vítimas duas vezes. Primeiro vítima da enchente e depois da desassistência”, pontuou Leite.
Instituto Penal de Mariante
O desejo de construir as casas no antigo IPM, em Vila Estância Nova, partiu da Prefeitura de Venâncio, que solicitou o terreno ao Estado. De acordo com o Executivo, o local mantém o perfil de vilarejo semi-agrícola de Vila Mariante, distante 10 quilômetros. O distrito já conta com a Escola Estadual Adelina Isabela Konzen, um posto de saúde, ginásio de esportes e infraestrutura em torno da área projetada.
Municípios contemplados com o programa ‘A Casa é Sua – Calamidades’
Cruzeiro do Sul: 40 casas
Encantado: 35
Estrela: 40
Lajeado: 30
Muçum: 56
Roca Sales: 35
Santa Teresa: 24
Venâncio Aires: 40
Mais moradias
Também foi confirmada a construção de 38 casas em Arroio do Meio, a partir de convênio com o Ministério Público. Além disso, o Grupo Inova anunciou que doará 200 residências para três cidades: Cruzeiro do Sul (100), Igrejinha (50) e São Sebastião do Caí (50).