Atualizado às 16h25min
A manhã de votação neste domingo, 2, foi bastante movimentada em Venâncio Aires, com registro de filas e longo tempo de espera para chegar na urna em diversos locais. Uma preocupação em relação a isso é que o encerramento da votação ocorre às 17h. Entretanto, segundo a juíza eleitoral Sandra Regina Moreira, a legislação permite que eleitores que já estiverem na fila poderão votar após esse horário.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que após esse horário, os mesários entregarão senhas de acesso, começando pelo último colocado da fila. Quem chegar depois das 17h vai perder a chance de votar.
De acordo com ela, que é responsável pelo pleito na Capital do Chimarrão, em Mato Leitão e em Boqueirão do Leão, durante a manhã a eleição transcorreu de forma tranquila, sem a necessidade de troca de urnas em nenhum dos municípios abrangidos pela 93ª Zona Eleitoral. As reclamações que chegaram até o cartório eleitoral diziam respeito, principalmente, às filas.
“É costume aqui na região as pessoas votarem pela manhã. Outro motivo é que são cinco cargos, o que demanda mais tempo. Outra questão, é que a maioria dos eleitores possuem cadastro com biometria. Então, estão autorizados a votarem apenas com a biometria. Pela lei eleitoral, o que é possível, é o eleitor ser liberado para votar com a biometria do mesário presidente da mesa após quatro tentativas”, explica.