De janeiro a maio, a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires já abrangeu 492 famílias com o auxílio de serviços de máquinas. O número representa 913 horas de trabalho executadas, compreendendo atividades de acesso às propriedades rurais, terraplanagens, abertura de vala, limpeza de açude, caminho de roça e enterro de animais.
Somente nos últimos 20 dias, 27 produtores foram beneficiados pelo programa, com os serviços concentrados no distrito de Vila Arlindo. Conforme o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Gustavo Von Helden, a equipe tem concentrado os trabalhos em uma única região para otimizar as atividades. “Estamos agilizando os serviços ao concentrá-los em um único distrito, evitando grandes deslocamentos de maquinário. Dessa forma, atendemos todos os pedidos da localidade específica antes de nos deslocarmos para outra região. Isso tem reduzido a lista de espera”, destaca.
O programa concede aos produtores os serviços de horas-máquina, que são executados tanto pelas capatazias do município quanto pela empresa terceirizada. Cada produtor tem direito a quatro horas de trabalho com 50% de desconto. Os beneficiários são selecionados por ordem de inscrição e por distrito. O secretário de Desenvolvimento Rural, Gilberto dos Santos, destaca que a ação fornece recursos para o fortalecimento do setor e melhoria da qualidade de vida no campo.