Cirlei com as filhas Micaeli e Cireli, suas inspirações (Foto: Elias Mello/Divulgação)
Cirlei com as filhas Micaeli e Cireli, suas inspirações (Foto: Elias Mello/Divulgação)

Natural de Rosário do Sul, Cirlei Rodrigues, 57 anos, cresceu em Santana do Livramento e passou por momentos de extrema dificuldade, ao longo da vida, que tornam o Dia das Mães uma data especial para ela. Com 9 anos, começou a trabalhar para uma família onde morava. Por conta das necessidades dos pais, ela teve de se mudar para viver em um outra residência.

Com 20 anos, ela casou e teve a primeira filha, Micaeli, hoje com 37 anos. Neste período, já morando com o marido Érico Fagundes, iniciou a carreira profissional em uma farmácia. Conciliar o trabalho e a necessidade de trabalhar para sobreviver com a maternidade foi um desafio.

“Foi extremamente doloroso. Tive que deixar minha filha aos cuidados da minha sogra, pois eu precisava trabalhar e era muito longe”, relata. Apesar disso, sempre que possível se fazia presente na vida da primogênita. Anos mais tarde, veio a segunda filha, Cireli, de 26 anos.

Em 2005, por falta de emprego, o genro e o marido vieram para Venâncio Aires para tentar uma nova vida profissional. “O Érico veio primeiro para ver se daria certo. Depois de três meses, veio o restante da família”, relata. Foi na Capital do Chimarrão que eles se estabeleceram e construíram uma nova fase de vida.

Em Venâncio desde 2005, Cirlei atua como balconista na Lefa Farma (Foto: Bruna Stumm/Divulgação)

Há cerca de 15 anos, Cirlei trabalha como balconista de farmácia e, há 4 anos, atua na Lefa Farma Vida Farmácias. Agora, ela destaca que, apesar de momentos difíceis que viveu, consegue ter uma boa relação com as filhas, que também residem no município. “Nos damos muito bem, e eu sempre conto minha história para elas”, destaca. Ainda, comenta que quer deixar como marca a honestidade e a importância de trabalhar para conquistar o que deseja.

Sobre a família, teve a oportunidade de rever os pais após os 20 anos de idade. Uma das irmãs, reencontrou depois de 40 anos. Ela explica que foi um reencontro difícil, mas que perdoou o pai. Com a mãe, pôde morar antes de se mudar para Venâncio.

O proprietário da Lefa Farma, Edson Baiard de Oliveira Santos, ressalta o orgulho de conhecer e conviver com uma pessoa com uma história de superação como Cirlei, evidenciada neste Dia das Mães. “Ela é uma guerreira e traz uma lição de vida para nós”, resume.