Em menos de um mês, 7,6 mil testes rápidos foram realizados em Venâncio Aires

-

A testagem em massa de Covid-19 realizada em Venâncio Aires completa um mês na próxima quinta-feira, 27. Desde 27 de julho, foram aplicados em torno de 7,6 mil testes rápidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, 15 mil kits foram adquiridos para a testagem.

A ação, que desde o início de agosto tem sido realizada em todas as unidades de saúde e em pontos volantes, nos bairros, tem ampliado o diagnóstico da doença no município e, consequentemente, levado a um aumento considerável no número de casos de coronavírus, nas últimas semanas.

Em um mês, foram diagnosticados em torno de 580 casos, enquanto que, entre 13 de abril – quando foi registrado o primeiro caso – e 26 de julho, o Município havia registrado 352 casos. Na sexta-feira, 21, o número de casos confirmados chegou a 932. “A grande maioria dos casos diagnosticados com a testagem em massa é de pacientes já curados”, pontua o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber.

Ele observa, também, que em torno de 6% dos testes aplicados são positivos para Covid-19. “Está dentro do que esperávamos e próximo do que tem sido apontado pela pesquisa do Cisvale, sobre a prevalência do coronavírus na região”, comenta. “A testagem tem sido importante para entender como o vírus está se comportando”, destaca Schwengber.

Os testes rápidos aplicados ao longo do último mês representam em torno de 90% do total de testes rápidos realizados na rede pública de Venâncio Aires desde o início das ações contra o coronavírus. Ao todo, foram cerca de 8,5 mil testes.

População busca pelos testes rápidos

Na avaliação do secretário, a estratégia dos pontos volantes tem sido positiva. De acordo com ele, está sendo traçado um perfil das pessoas que procuram a testagem. “Isso também ajuda a entender o perfil epidemiológico”, comenta. Ele adianta, que até o momento, em torno de 60% são mulheres e 40% são homens, e a maioria é aposentada.

Derci da Silva Martins, 70 anos, e Arlindo Ferreira, 68 anos, integram essa estatística. Moradores do bairro Macedo, eles realizaram o teste na manhã de sexta-feira, 22, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Duarte de Macedo, e receberam o resultado negativo.

De acordo com Derci, o casal toma todas as medidas para se prevenir do coronavírus. “Só saímos para fazer o necessário. Nos cuidamos bem”, garante. Segundo a idosa, eles não tiveram nenhum sintoma, mas, como Arlindo tem bronquite, consideraram importante fazer o teste.

Arlindo e Derci fizeram o teste na manhã de sexta-feira, no bairro Macedo (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Onde fazer os testes rápidos

  • Os testes rápidos são aplicados em todas as unidades básicas de saúde, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min. Para fazer a aplicação, é preciso levar cartão SUS e CPF.
  • Além disso, pontos volantes oferecem a testagem. Na segunda e quarta-feira, dias 24 e 26, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h, serão feitos testes na Escola José Duarte de Macedo. No mesmo local, na manhã de sexta-feira, 28, também haverá testagem.
  • Na quarta-feira, 26, será possível fazer o teste na Comunidade Santa Bárbara, do bairro Coronel Brito, a partir das 13h. Os testes serão disponibilizados, ainda, aos sábados, das 8h às 16h.
  • Na sexta-feira, 28, a testagem será na Comunidade Nossa Senhora Rainha, do bairro Coronel Brito.
  • Além disso, no dia 5 de setembro, um sábado, os testes estarão à disposição na Comunidade Bom Jesus, do bairro Battisti.
  • Em 19 de setembro, novamente, serão realizados testes na Comunidade Nossa Senhora Rainha, do bairro Coronel Brito e na Comunidade Bom Jesus, do Battisti.
teste rápido Covid Venâncio Aires
Teste rápido é feito a partir da coleta de sangue no dedo da pessoa (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Quando fazer o teste rápido?

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Venâncio Aires, enfermeira Carla Lili Müller, explica que os testes rápidos devem ser feitos por pessoas tiveram síndrome gripal há mais de 14 dias (sintomas como febre, calafrios, tosse, coriza, dores de garganta e cabeça, diarreia, distúrbios olfativos ou gustativos). Também podem ser feitos por pessoas assintomáticas.

Ela esclarece que não adianta fazer o teste rápido quando a pessoa está com os sintomas, pois ele detecta os anticorpos que se formam a partir do contato com o vírus. O anticorpo IGG surge entre o 12º e 14º dia, a partir do início dos sintomas. “Por isso, não adianta fazer o teste antes de 14 dias”, ressalta.

“O objetivo do teste rápido é epidemiológico, para saber se as pessoas tiveram e ver o quanto o vírus está circulando.”

CARLA LILI MÜLLER – Coordenadora da Vigilância Epidemiológica

Carla Lili explica que, para pessoas que estão com síndrome gripal, o indicado é a realização do teste PCR. Segundo a enfermeira, esse tipo de teste tem sido preconizado para pessoas acima dos 50 anos, gestantes e puérperas, profissionais da saúde e da segurança pública, motoristas de cargas ou transporte coletivo e população carcerária, ou a critério médico.

“O importante é que quem tenha sintomas gripais procure atendimento e seja isolado, para tratar os sintomas, como se fosse Covid-19. Não existe um tratamento específico, então, na primeira semana, o objetivo é tratar os sintomas. Se não passar, é importante voltar ao médico para novo tratamento, pois na segunda fase da doença, há uma piora significativa no quadro”, comenta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido