Em parceria, Casa da Amizade e ONG Paresp criam projeto de horta

-

Ao longo de 60 anos, o grupo de mulheres voluntárias da Casa da Amizade de Venâncio Aires realiza projetos em benefício da comunidade local. Neste ano, a ideia sobre educação ambiental surgiu em uma das reuniões da entidade. Com uma horta, o objetivo é auxiliar e orientar as crianças sobre o plantio de legumes e alimentos. O local escolhido para a executar o projeto foi a ONG Parceiros da Esperança (Paresp), no bairro Morsch, onde foi implantada uma horta nos fundos da sede.

Os trabalhos iniciaram na segunda-feira, 25. Estiveram presentes professoras e crianças atendidas pela Paresp, associadas e equipe diretiva da Casa da Amizade. Na ocasião, foi feito o plantio de mudas de beterraba, rúcula, alface, salsinha, cenoura e alho. Após o cultivo, as crianças poderão se alimentar com os produtos que eles mesmo plantaram e cuidaram. A água utilizada para regar a horta é recolhida pela cisterna, da chuva.

Na parte da tarde, a presidente da Casa da Amizade, Márcia Bade, comandou o trabalho, com auxílio da secretária Cristiane Porto, da associada Roselaine da Rosa e da vice-secretária Cristiani Delavi. A professora da ONG, Jaqueline Deboer, também acompanhou as atividades, junto das crianças de 10 a 14 anos. Conforme Márcia, o projeto vai ser de extrema importância para a ONG Parceiros da Esperança (Paresp). “O interessante de tudo isso é que os alimentos serão utilizados nas refeições das crianças. Com o morango, por exemplo, pode ser feita uma batida, e com o alface, bolinhos”, comentou.

Pela manhã, a integrante da Casa da Amizade e que há mais de 40 anos realiza trabalho voluntário, Milita Silberschlag, auxiliou as crianças com o plantio e regagem da terra. “É muito bom fazer parte deste projeto desenvolvido na Paresp. Me sinto feliz em auxiliar as crianças a plantar e mexer na terra. Momentos como esses são importantes não só para nós, voluntárias, mas também para as crianças”, expressou.

O voluntário Airton Bade é esposo da presidente Márcia e também participou do momento. “Estar no meio dessas crianças tão queridas e ensiná-las a plantar e cuidar da plantação é muito gratificante e motivo de orgulho. São coisas que parecem simples, mas têm muito significado”, declarou. Para arrecadar recursos a serem destinados para a horta desenvolvida na Paresp, a Casa da Amizade de Venâncio Aires realizará, no dia 5 de abril, um bingo solidário, que ocorre na sede da Paresp, no bairro Morsch, na rua Pedro Grünhauser, número 2.000.



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido