Ao longo de 60 anos, o grupo de mulheres voluntárias da Casa da Amizade de Venâncio Aires realiza projetos em benefício da comunidade local. Neste ano, a ideia sobre educação ambiental surgiu em uma das reuniões da entidade. Com uma horta, o objetivo é auxiliar e orientar as crianças sobre o plantio de legumes e alimentos. O local escolhido para a executar o projeto foi a ONG Parceiros da Esperança (Paresp), no bairro Morsch, onde foi implantada uma horta nos fundos da sede.
Os trabalhos iniciaram na segunda-feira, 25. Estiveram presentes professoras e crianças atendidas pela Paresp, associadas e equipe diretiva da Casa da Amizade. Na ocasião, foi feito o plantio de mudas de beterraba, rúcula, alface, salsinha, cenoura e alho. Após o cultivo, as crianças poderão se alimentar com os produtos que eles mesmo plantaram e cuidaram. A água utilizada para regar a horta é recolhida pela cisterna, da chuva.
Na parte da tarde, a presidente da Casa da Amizade, Márcia Bade, comandou o trabalho, com auxílio da secretária Cristiane Porto, da associada Roselaine da Rosa e da vice-secretária Cristiani Delavi. A professora da ONG, Jaqueline Deboer, também acompanhou as atividades, junto das crianças de 10 a 14 anos. Conforme Márcia, o projeto vai ser de extrema importância para a ONG Parceiros da Esperança (Paresp). “O interessante de tudo isso é que os alimentos serão utilizados nas refeições das crianças. Com o morango, por exemplo, pode ser feita uma batida, e com o alface, bolinhos”, comentou.
Pela manhã, a integrante da Casa da Amizade e que há mais de 40 anos realiza trabalho voluntário, Milita Silberschlag, auxiliou as crianças com o plantio e regagem da terra. “É muito bom fazer parte deste projeto desenvolvido na Paresp. Me sinto feliz em auxiliar as crianças a plantar e mexer na terra. Momentos como esses são importantes não só para nós, voluntárias, mas também para as crianças”, expressou.
O voluntário Airton Bade é esposo da presidente Márcia e também participou do momento. “Estar no meio dessas crianças tão queridas e ensiná-las a plantar e cuidar da plantação é muito gratificante e motivo de orgulho. São coisas que parecem simples, mas têm muito significado”, declarou. Para arrecadar recursos a serem destinados para a horta desenvolvida na Paresp, a Casa da Amizade de Venâncio Aires realizará, no dia 5 de abril, um bingo solidário, que ocorre na sede da Paresp, no bairro Morsch, na rua Pedro Grünhauser, número 2.000.