Segundo informações do último boletim epidemiológico da Vigilância Epidemiológica de Venâncio Aires, até o dia 23 de abril, 850 casos de dengue foram registrados no município. Dois deles são de moradores de outros municípios, mas testados e positivados na Capital do Chimarrão. Os dados registram também seis internações no período de quatro dias, desde a sexta-feira, 19. O total de notificações ultrapassa 1.104 e em análise estão 83 testes.
A testagem da dengue, mediante avaliação de médico ou enfermeiro, ocorre em todas as unidades de saúde do município, com o teste rápido (Ns1), feito do segundo até o quinto dia de sintomas. Após esse período, deve ser feito o teste de IgM, através de coleta de sangue no Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas (Cadi).
As pessoas devem sempre procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa para receber a avaliação de um profissional e, caso não consiga, deve buscar o Centro Especializado no Atendimento à Dengue ou UPA. Nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) há atendimento médico nos dois turnos e nas UBS em apenas um turno.
Venâncio Aires dá início a instalação da tecnologia inovadora Aedes do Bem da Oxitec
Com o aumento significativo de casos no município, com diferença de 120 casos em comparação ao boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira, 19, a Prefeitura de Venâncio Aires por meio da Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária, iniciou a instalação da tecnologia ‘Aedes do Bem’. O método busca controlar a população do mosquito, neste caso especificamente as fêmeas, que são as que transmitem as doenças.
Nesta terça-feira, 23, foram instaladas 42 caixas contendo ovos dos mosquitos machos autolimitantes, que não picam e não transmitem doenças, com o objetivo de diminuir a população de Aedes aegypti local por meio do cruzamento com as fêmeas, que são responsáveis pela transmissão da dengue. Os equipamentos foram instalados em 14 pontos diferentes do bairro Gressler, com quatro ‘Caixas do Bem’ por ponto de liberação.
Cada uma delas contém refis de ovos dos ‘Aedes do Bem’, que serão renovados a cada 28 dias, durante 6 meses. A iniciativa é realizada em parceria com a empresa Bioseta Inteligência Ambiental, por meio da tecnologia Oxitec.
Fonte AI Prefeitura