A tarde da quarta-feira, 6, foi animada para mulheres que participaram do evento promovido pela Emater-RS/Ascar no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires. Em alusão à Semana Nacional da Saúde, a ação procurou trabalhar a autoestima, autoimagem e a saúde emocional das mulheres, com destaque para as produtoras rurais. A palestrante foi a Dra. Vera Jorgina Abech Campo e também participaram do evento autoridades locais como a vice-prefeita Izaura Landim e a primeira-dama Janete da Rosa.
A extensionista rural social da Emater, Viviane Röhrs comenta que o objetivo da proposta foi pensar nas mulheres, principalmente em um momento de retorno às atividades convencionais, depois das restrições da pandemia da Covid-19. “A ideia foi trabalhar a mente das mulheres, com foco na autoestima e em pensar em si mesmas.” Viviane afirma que um dos principais olhares da Emater é o social e são nestes momentos de encontro que conseguem ter contato com um público-alvo em específico, neste caso de ontem, as mulheres.
Vera Jorgina que também é professora na Univates, escritora, terapeuta e pesquisidora em neurociência, trouxe para a atividade o método da alquimia da felicidade. Nesta atividade, ela destacou o uso de recursos terapêuticos no dia a dia e como trazer motivações que transformam e não somente animam as mulheres. “Precisamos nos libertar de paradigmas e fazer mudanças, senão tudo continua igual.”
A palestrante enfatizou também que são importantes as comemorações diárias, desfrutar de bons momentos pelo menos uma vez ao dia e recordar lembranças que tragam felicidade. Além disso, na tarde de ontem, as mulheres puderam conferir dicas de meditação e estimulação com neurotransmissores, para equilibrar emoções.
Um momento delas
Uma das participantes do evento foi Véra Wagner, 62 anos, que é tesoureira do Clube de Mães São Judas Tadeu, de Picada Mariante. A aposentada, que é moradora da localidade ressaltou a importância do resgate da autoestima, do empoderamento feminino e de levar consigo apenas as coisas positivas. “Gosto muito de ter essa convivência em grupo e ver que tenho potenciais a descobrir como líder da família e da comunidade. Este momento para nós mesmas é tudo de bom.”
LEIA MAIS: